TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema As Revoltas Republicanas

Por:   •  23/5/2016  •  Seminário  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

Dados sobre a aula ministrada:

Nome da aluna

Turma 5 º ano     nº alunos 30

Duração:  3 aulas de 50 minutos Data 04/11/2015

Tema As Revoltas Republicanas

Objetivos gerais:

Apresentar aos alunos os cinco principais movimentos que fizeram parte da revolta republicana.

Objetivos específicos: 

A compreensão dos motivos que levaram a acontecer os cinco principais movimentos, entre dez movimentos, que fizeram parte do surgimento da revolta republicana.

Conteúdos conceituais:

 Serão abordados os cincos principais movimentos da revolta republicana, os quais são: Revolta Armada, Revolta Federalista, Guerra de Canudos, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata/Revolta dos Marinheiros.

Conteúdos atitudinais:

Fazer com que os alunos compreendam os motivos de cada revolta, mostrando as diferenças mas porem a ligação entre elas.

Procedimentos:

Serão utilizados recursos como: trechos de filmes contendo partes dos movimentos, imagens relacionadas aos fatos e para a comparação de antes, durante e depois dos movimentos.

Materiais utilizados:

Mapas, vídeos, livros didáticos e imagens.

Introdução:

Apresentaremos aos alunos o tema abordado durante as próximas aulas e o subtemas. Questionando-os sobre o conhecimento a respeito do assunto a ser trabalhado.

 

Desenvolvimento:

Após a apresentação do tema, dos subtemas e do questionamento dos alunos, sera dado o inicio da aula apresentando os movimentos e as causas de cada um.

Sera passado o texto sobre a guerra de canudos (vide anexo 3) , onde sera explicado junto as imagens (vide anexo 2) , apos passando o video(vide link 1) demonstrativo da guerra para melhor fixação.

Na proxima aulacom o intendimento dos alunos sobre a guerra de canudo, havera a explicação e iniciação do texto sobre a Revolta da Armada (vide anexo 4) junto as imagens (vide anexo 1) seguido da Revolta Federalista (vide anexo 5)

Sera trabalhado o texto sobre a  revolta da facina (vide anexo 6) , apos o texto ser explicado e compreendido, passaremos um video ( vide link 3) para melhor compreender como acontecia durante a revolta.

Na ultima aula, finalizando com o texto (vide anexo 7) sobre a revolta da chibatas, junto ao video ( vide link 2) onde havera a explicação e exclarecimento de duvidas para assim ser aplicada a avaliação.

Avaliação:

A avaliação será representada por uma peça simples de teatro, onde a sala será separada em cinco grupos e os movimentos serão distribuídos de forma aleatória entre os grupos. Onde os mesmos terão de encenar o movimento apresentando as pessoas que nele estavam envolvidos e enfatizando sua principal causa.

Referências:

Guerra dos Canudos. Disponível em: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/o-legado-da-guerra-de-canudos. Acesso em 04 de Nov. de 2015.

Revolta Armada. Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/revolta-da-armada/. Acesso em 04 de Nov. de 2015.

Revolta  Federalista. Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/revolucao-federalista/. Acesso em 04 de Nov. 2015.

Revolta da Vacina. Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/revolta-da-vacina/. Acesso em 04 de Nov. de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (835.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com