TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos verbais

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Católica de Pernambuco

Aluna: Juliana Aguiar Leal C Azevedo – Turma MD-2

Português Instrumental – Professor Álvaro Montenegro

Tempos verbais compostos

▪ São formados por locuções verbais que têm os verbos ter e haver como auxiliares e qualquer verbo no particípio como sendo principal.

Modo indicativo

Pretérito Perfeito Composto do Indicativo

Composto pelos verbos auxiliares ter ou haver no Presente do Indicativo + verbo principal no particípio, indicando um fato que tem ocorrido com frequência ultimamente. Por exemplo: Eu tenho ficado muito cansada com essas aulas nos finais de semana.

Pretérito Mais-que-perfeito Composto do Indicativo

Composto pelos verbos auxiliares ter ou haver no Pretérito Imperfeito do Indicativo + verbo principal no particípio, tendo o mesmo valor que o Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo simples, que é usado para falar de uma ação pretérita concluída antes da outra ação do passado ter se iniciado. Por exemplo: Quando eu cheguei, ele já tinha estudado para a prova.

Futuro do Presente Composto do Indicativo

Composto pelos verbos auxiliares ter ou haver no Futuro do Presente simples do Indicativo + verbo principal no particípio, tendo o mesmo valor que o Futuro do Presente simples do Indicativo, que é usado para falar de uma ação ou acontecimento que provável ou certamente ocorrerá no futuro. Por exemplo: No final de semana, quando meu pai chegar, eu já terei voltado da festa. 

Futuro do Pretérito Composto do Indicativo

Composto pelos verbos auxiliares ter ou haver no Futuro do Pretérito simples do Indicativo  + verbo principal no particípio, e usado para falar de acontecimentos que poderiam ter acontecido no passado, mas que não se concretizaram. 

Por exemplo: Eu teria feito prova boa semana passada, mas não consegui terminar o conteúdo programado.

Modo subjuntivo

Pretérito Perfeito Composto do Subjuntivo

Composto pelos verbos auxiliares ter ou haver no Presente do Subjuntivo  + verbo principal no particípio, indicando desejo de que algo já tenha ocorrido. Por exemplo: Espero que você tenha chegado bem em casa.

Pretérito Mais-que-perfeito Composto do Subjuntivo

Composto pelos verbos auxiliares ter ou haver no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo + verbo principal no particípio, tendo o mesmo valor que o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo simples, que é usado para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos ou para formar orações subordinadas condicionais, estando o verbo da oração principal no futuro do pretérito. Por exemplo: Eu teria feito prova boa, se não tivesse faltado as aulas da semana passada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com