TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Coesão de Tempos Verbais em Textos de Alunos Ingressantes no Ensino Superior

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 5

FERNANDES, Maria Alice de Mello. A Coesão de Tempos Verbais em Textos de Alunos Ingressantes no Ensino Superior. Disponível em: Acesso em 24/04/2016.

Maria Alice de Mello Fernandes é Doutora em Língua Portuguesa. A autora produziu o artigo “A Coesão de Tempos Verbais em Textos de Alunos Ingressantes no Ensino Superior”, no intuito de explicar a sequência no texto.

A obra é um artigo que faz uma breve explicação sobre o surgimento da linguística, depois realiza uma análise de tempos verbais em textos produzidos por cinco acadêmicos que não obtiveram aulas de tipologia textual.

A autora consegue atingir o objetivo de sua obra, que ocorre quando ela explica os textos de forma individualizada, parágrafo por parágrafo. O texto é importante para que estudantes da língua possam ter um melhor entendimento sobre a coesão de tempos verbais. O texto está apresentado de forma bem organizada, visto que a autora teve o cuidado de separar cada assunto em um tópico. A linguagem utilizada no artigo trata-se de uma linguagem culta e de difícil entendimento para leitores que não estejam habituados a este tipo de linguagem. A autora se apoia em vários teóricos e desta forma, seu trabalho ganha mais credibilidade.

Aula 6

A ARTE DE INTERPRETAR

ALMEIDA, Fernando Afonso. Interpretação e sentido. In: PAULIUKONIS, M. A. L.; SANTOS, L. W. dos (Orgs.). Estatégias de leitura – texto e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. p. 165-172.

INTERPRETAÇÃO E SENTIDO

Fernando Afonso de Almeida (UFF)

O autor do artigo fala sobre a linguagem e sua importância, dos diferentes tipos de usuários, e evidencia o sentido e o grande número de expressões ligados à ele.

 O sentido é citado como protagonista no processo de comunicação, o efeito contextual também é citado junto as informações que tratam da combinação de informações, o autor também cita que a fala não é uma forma de ação é uma interação. Valores ilocutórios, estudo pragmático-interacionalista e interpretação também são esclarecidos.

O artigo é apresentado de forma clara, com poucas palavras de difícil entendimento,  são citados vários exemplos que ajudam na compreensão. O texto é divido em temas, o que facilita sua compreensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com