TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Modelo De Redação

Pesquisas Acadêmicas: Texto Modelo De Redação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

Texto-modelo – Aula 11 (Fuvest 2014)

Publicado em 27/10/2014 por melissa

Caros leitores

O texto da Bruna, da 3B3, faz uma bela análise do tratamento dispensado aos idosos na atualidade. A proposta, tema da Fuvest no vestibular de 2014, apontava algumas abordagens possíveis; a Bruna optou por investigar as causas da desvalorização do idoso, visto como “um estorvo”, e por argumentar sobre como ver essa faixa etária sob uma perspectiva puramente econômica é desrespeitoso. Confiram o resultado. Parabéns, Bruna!

Velho problema

Atualmente, com muitos países ultrapassando a transição demográfica, discussões sobre a questão dos idosos estão cada vez mais recorrentes. E, infelizmente, opiniões contra a prestação de serviços específicos aos idosos são facilmente encontradas.

Recentemente, o ministro japonês de finanças, Taro Aso, questionou o papel que o Estado deveria exercer no amparo à população idosa, que chega a ser um quarto do total dos habitantes do Japão. O alto custo da aposentadoria e de políticas de assistência médica não é um problema encontrado apenas no Japão, mas também em vários outros países desenvolvidos que já passaram pela transição demográfica. O crescente número de velhos leva a um problema que é bastante evidente em alguns países da Europa: a diminuição da oferta de mão de obra, que está cada vez mais qualificada e, por isso, cara. Além disso, ocorre também a retração do mercado consumidor. Estes problemas se conjugam a um aumento sensível do gasto de governos para um setor especial da população da terceira idade que requer tratamentos médico-hospitalares cada vez mais custosos. Desse modo, a economia desses países é afetada – justificando uma das opiniões do ministro de finanças.

No entanto, a vida de um ser humano vai além da necessidade de manter a balança comercial de um país positivo. É direito de todo ser humano ter as suas necessidades básicas, como educação, previdência social e saúde, atendidas. O pensamento de Aso reflete a percepção que muitas pessoas têm dos idosos: que eles tão um estorvo. O consequente desrespeito ao idoso devido a este tipo de opinião se encontra presente no dia a dia, como na ocupação indevida de assentos preferenciais nos meios de transporte público. Esta irreverência é inaceitável, visto que muitos que adotam este tipo de atitude não consideram que os velhos, quando jovens, já fizeram parte da população economicamente ativa e, assim, contribuíram para o crescimento do país. Por isso, merecem no mínimo um tratamento social digno.

Portanto, o crescimento dos idosos é um problema para a economia de um país, mas, ao mesmo tempo, é um dever da sociedade reconhecer os velhos como seres humanos dignos de respeito. É preciso encontrar soluções inclusivas e não medidas que isolem o idoso e que, ainda por cima, o possa colocar como “vilão”.

Bruna Shimura, 3B3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com