TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso de Português

Por:   •  26/4/2023  •  Artigo  •  5.080 Palavras (21 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 21

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

ELAINE ALVES

ROMANTISMO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE NA OBRA I-JUCA PIRAMA DE GONÇALVES DIAS COMO SÍMBOLO DE IDENTIDADE NACIONAL

TAPURAH – MT

2020

ROMANTISMO NO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE NA OBRA I-JUCA PIRAMA DE GONÇALVES DIAS COMO SÍMBOLO DE IDENTIDADE NACIONAL

Autor[1], Elaine Alves

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO: O trabalho aqui apresentado tem como tema principal fazer uma abordagem do momento literário brasileiro denominado Romantismo e, através de pesquisas aprofundadas em sites, livros e arquivos pessoais, realizar uma análise no poema I-Juca Pirama, poema indianista, de Gonçalves Dias como componente significativo para a formação de uma literatura nacionalista. Após o período de Independência, o país precisava se firmar como nação e necessitava criar diferenciações em relação ao colono. Foi então que através de obras que valorizavam os elementos naturais do país tais como os costumes, as florestas, os povos, as línguas e entre outros aspectos que faziam com que a nação fosse idealizada, a literatura conseguiu transformar os valores da sociedade. A maior representação desse período foi o “indianismo”, termo relacionado ao retrato do indígena e a literatura brasileira. Sendo assim, nesse trabalho será relatado o surgimento do movimento Romantismo brasileiro e suas origens advindas da Europa. Um autor de grande concepção da literatura como símbolo de identidade nacional foi Gonçalves Dias, com isso sua biografia será retratada e uma abordagem do poema indianista I-Juca Pirama será apresentado. Portanto, haverá uma análise crítica a respeito de como a poesia indianista possibilitou a autenticação da literatura brasileira e solidificou seus projetos identitários.

PALAVRAS-CHAVE: Romantismo. Gonçalves Dias. Indianismo. Literatura Brasileira. Poema.

1. INTRODUÇÃO

No século XVIII, um período revolucionário afetou a economia, a sociedade, a política e a ideologia mundial. A Revolução Industrial, que aconteceu na Inglaterra por volta de 1750, a Revolução Francesa, que percorreu pela Europa em 1789, e a Ascensão da Burguesia foram alguns dos acontecimentos que contribuíram para importantes transformações na história da sociedade em geral.

Com essas mudanças, surgiu um público muito diferente do que existia até então. A quantidade de leitores aumentou, em virtude do surgimento do livro impresso e da rapidez com que eram feitas as publicações. Acompanhando essas transformações, o gênero romance manifestou-se. Esse gênero começou a ser usado para dar nome às novelas de cavalaria valorizadas na época e servindo de inspiração para muitos escritores.

Distante das revoluções europeias, o Romantismo no Brasil foi bastante diferente. Pode ser caracterizado como um movimento literário que teve início em meados do século XIX em terras brasileiras. Nesse momento, o país estava em processo de conquista da Independência e procurava se firmar como nação. A partir de então, a escola literária chamada Romantismo foi moldada pelas conjunturas sociais a fim de mostrar traços que tinham relação com a realidade brasileira. Portanto, por meio da cultura e arte, foi percebida a necessidade de diferenciar os valores brasileiros em relação aos europeus e com isso surgiu a exaltação do índio como um herói nacional.

Textos indianistas surgiram com o objetivo de relatar feitos do nativo brasileiro. Isso se procedeu por meio da idealização indígena, que se assemelhava ao homem ideal do Romantismo Europeu. Assim, o índio era visto como um detentor de valores, homem de honra e nobreza. Sua figura era retratada em obras literárias e apresentadas em comunhão com a natureza, identificando as origens da nação. Por esses aspectos, o índio ficou denominado um símbolo de identidade nacional.

O objetivo do presente trabalho visa apresentar de que forma o Romantismo brasileiro retrata a figura indianista como símbolo de identidade nacional, fazendo uma análise na obra I-Juca Pirama de Gonçalves Dias. Tal produção literária enfatiza o índio “herói” com o intuito de enaltecer os valores pátrios da época. Para tal análise, será conceituado, de forma concisa o termo Romantismo ocorrido na Europa e sua chegado ao Brasil no século XIX e descrever suas gerações e traços. Sendo assim, uma abordagem será realizada na poesia de Gonçalves Dias supracitada a fim de perceber a forma como a figura indianista foi retratada na época.

Desde os primórdios da literatura brasileira, antes da escrita literária, já havia registros da figura do índio no território nacional de acordo com a visão dos colonizadores. Relatos de vivência, costumes e valores indianistas ganharam destaque no processo de independência brasileira. Com isso, no início do século XIX, surgiu a escola literária Romantismo que recorreu as raízes culturais, retratando o índio em seu aspecto construtor de uma simbologia significativa e se tornando, assim, um dos principais temas abordados.

Nesse sentido, há a necessidade de mostrar de que maneira o Romantismo brasileiro retrata a figura indianista em suas poesias, transformando-o assim em um símbolo de identidade nacional. Através dessa proposta, será possível estabelecer a importância do índio para a nação, fazendo uma reflexão sobre seus ideais a fim de enriquecer a cultura brasileira. Sendo assim, o resultado poderá contribuir não só para a formação acadêmica dos estudantes de linguagens, mas também para os cidadãos que desejam compreender o Romantismo como um momento de autenticidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com