TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

,

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 3

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Avaliação a Distância 1

Disciplina: Língua Portuguesa 2

Nome: Fatima Cardoso

Questão 1 ( 3 pts: 1 ponto cada).

Na aula 4, temos a seguinte definição de ideologia: "um conjunto de ideias, princípios, valores que refletem uma visão de mundo, orientando uma forma de ação". Este conceito é utilizado para dar suporte às discussões sobre estrutura, sistema e ensino de língua. Releia esta unidade e explique, com suas palavras, o que significam as expressões abaixo:

a) signo ideológico

b) caráter dialógico da linguagem

c) processo de construção dos sentidos

Respostas:

Signo Ideológico segundo Bakhtin  é toda ação, atitude ou mensagem que responde a um diálogo, tendo consigo a propriedade de significar atrelado a suas concepções ideológicas que auxiliam na produção de sentidos. A base desses sentidos são as relações sociais nas quais o diálogo é produzido. Portanto signo ideológico são mensagens que refletem pensamentos e ideias entre interlocutores dentro de um diálogo.

Questão 2 (3pts)

        Os conceitos acima elencados contribuem para uma concepção de ensino da Língua Portuguesa que busca a formação de cidadãos que saibam usar a linguagem “como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação” (MEC/BRASIL, 1997), assim como saber usá-la como fonte para produzir novas aprendizagens. Esta concepção se diferencia de uma abordagem exclusivamente estruturalista.

Escreva qual a diferença entre as duas abordagens, com base no que estudou nas aulas 3 a 5.

RESPOSTA:

Ferninad de Saussure baseava seu estudo na estrutura da língua privilegiando o uso coletivo comum a todos. Para ele a  língua é forma e não substância. Saussure considerava que a língua é dinâmica  e homogênea e a fala é mutável. Bakhtin considerava a fala, o diálogo como princípio fundamental da constituição da linguagem. Para ele a linguagem é constituída fundamentalmente através do diálogo.

Questão 3 (4pts)

        Compartilhe conosco sua visão sobre uma aula de leitura cujo principal objetivo seja oferecer ferramentas ao aluno, a fim de que ele encontre seus próprios meios para ler e compreender/interpretar um texto.  Escreva sua proposta de aula, determinando o texto a ser analisado, seu contexto de produção (fonte do texto e objetivos),  e as atividades feitas para ele, de forma que contemple o exercício dialógico da linguagem.

Resposta:

  Atividade proposta para o 5º ou 6º ano do Ensino Fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (165.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com