TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização

Por:   •  1/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

AD 2-2017.2

Disciplina: Alfabetização 2

Coordenação:  Adriana Assumpção

Tutores: Daniel de Oliveira e Igor Helal

Nome:

JOICE CARINE LINHARES DA S. A. ANDRADE

PATRICIA VALVA VERÍSSIMO  DOS SANTOS

Matrícula:

15116080023

15116080117

E-mail:

joicecali@gmail.com

laravalva@hotmail.com

Polo:

Volta Redonda

Cidade em que reside:

Pinheiral

Barra Mansa

Caro(a) aluno(a),

Esta é a sua segunda avaliação a distância (AD 2).

  • Você tem tempo suficiente para elaborar uma boa prova, portanto estude, pesquise, troque ideias sobre o material apresentado.
  • Confira a bibliografia apresentada.
  • Procure responder atentamente ao que foi solicitado no enunciado e faça uma revisão antes de finalizar.

QUESTÃO

Como a pedagogia por projetos, associada a algum tipo de uso das tecnologias digitais, pode contribuir para o desenvolvimento da escrita dos alunos, no que diz respeito à apropriação de uma escrita ortográfica convencional, conforme foi discutido nas aulas estudadas?

Produza um texto, de quatro a cinco parágrafos, com sua reflexão sobre a proposta acima, articulando-o também ao texto complementar, e faça uma relação entre o que você estudou/aprendeu e algum dos desafios da alfabetização contemporânea no Brasil.

RESPOSTA: Muito se tem discutido acerca de projetos pedagógicos com o tema do uso de tecnologias digitais dentro do contexto escolar, para auxiliar e contribuir com o processo de escrita ortográfica convencional dos educandos. Neste sentido, podemos observar através das aulas estudadas (Cap. 12-22), e do texto complementar “Você tem fome de quê?”, de Flávia Lobão que devemos nos ater ao processo de leitura e escrita, utilizando a Literatura, não com uma concepção arraigada e tradicional, onde não há contextualização e significados de tais regras e palavras, para os alunos. Mas, partir da clareza vista sob a ótica daqueles que irão ser ensinados, criando possibilidades para que criem e recriem significados.

Nesse contexto, o filósofo, sociólogo e pesquisador em ciência da informação e comunicação Pierre Levy (1999) afirma que há dois conceitos que nos ajudam a refletir sobre as novas formas de relação com o saber nesse contexto tecnológico. O primeiro é ciberespaço, “refere-se ao todo da rede que se forma no virtual, composta por esse universo complexo de espaços, pessoas e relações.” Já o segundo é cibercultura, “conjunto de técnicas materiais e intelectuais de práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem a partir do ciberespaço.” (aula 20 p.11)

Desta maneira, inseridos em um mundo moderno e contemporâneo, a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano destes alunos, assim o educador deve valorizar e aproveitar tudo o que tiver disposto para que, inserindo o uso de tecnologias em sala, consiga trabalhar a leitura e escrita com os educandos. Além disso, precisa despertá-los o senso crítico para as diversas informações recebidas a todo instante, pois precisam ser selecionadas, processadas, reorganizadas diante as que já existiam e expressas em forma de novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com