TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização

Por:   •  14/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

(Data limite para entrega 03/03/2017)

 

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 (AD1) – 2017.1

Disciplina: Alfabetização 1

Coordenadora: Marta Lima Rego

Aluno(a)

Matricula: Polo:

Tutor presencial:

 

Caro/a aluno/a:

 Lembre-se de ler atentamente os enunciados, verificando se sua resposta está de acordo com o que foi solicitado.

 Desenvolva suas ideias expressando nas respostas o conhecimento que foi capaz de construir ao longo das aulas.

 Faça uma revisão cuidadosa de sua avaliação, ao final de cada resposta, com o objetivo de verificar se os seus textos apresentam clareza e coerência.

 Para a realização de sua Avaliação a Distância 1 (AD1), sugerimos que você releia o conteúdo do material didático. As atividades sugeridas nas aulas ajudam muito na organização de seus estudos.

 A Avaliação a Distância 1 é obrigatória. O aluno que não enviá-la até a data limite (03/03), receberá zero em sua pontuação.

 Esta avaliação possui peso 4.

Questão 1 ( 3,5 pontos)

 

Na aula 5, Alfabetização: uma questão política – 2ª parte, no título FRACASSO ESCOLAR: DIFERENTES ABORDAGENS, há algumas explicações para as dificuldades encontradas pelos professores na alfabetização. São elas: Organicista, Instrumental, Cognitivista, Questionamento da Escola e Handicap Sociocultural. Assim, para que esta questão seja contemplada com sucesso, você deverá:

  • Explicar, com suas palavras (e não copiando o texto do material didático) cada uma das cinco abordagens apresentadas como justificativa para o fracasso escolar.

R: Organicista: A abordagem organicista é responsável por resumir o aluno a sua patologia, já que esta é uma abordagem que generaliza o fracasso escolar a um déficit neurológico do aluno, enxergando o aluno como único responsável pelo fracasso na escola.

Cognitivista: Assim como a abordagem organicista, a cognitivista considera responsável pelo fracasso escolar o aluno e sua família, considerando que a causa do fracasso seja transtornos afetivos de personalidade originados de conflitos emocionais (consciente ou inconsciente) na dinâmica familiar.

Questionamento da Escola: Essa abordagem atribui o fracasso dos alunos a diversos estudos que pesquisam fatores escolares responsáveis ao atraso dos alunos como: a inadequação de métodos de aprendizagem, a infraestrutura da escola, a má formação dos professores, a falta de investimentos nos nestes profissionais e a relação aluno-professor.

Handicap Sociocultural: Essa abordagem atribui o fracasso escolar a bagagem sociocultural dos alunos e seus familiares, considerando que a maioria dos alunos com dificuldades são vindos das camadas populares, as quais possuem linguagem deficitária implicando em déficit cognitivo, discriminando as crianças e suas famílias que vivem numa sociedade capitalista com péssima distribuição de riqueza, educação e cultura, de modo a isentar a responsabilidade dessa sociedade.

  • Redigir um texto de aproximadamente 10 linhas apresentando sua explicação para o fracasso escolar.

(lembre-se que sua escrita deverá ser em forma de texto argumentativo científico, onde, cada explicação dada deve ser fundamentada teoricamente, não redigindo respostas que sejam apenas uma opinião pessoal ou superficial sobre o assunto).

R: O fracasso escolar vem do próprio sistema de ensino que não consegue
atender as diferentes necessidades dos alunos. Vem também da própria
escola, que não consegue localizar as reais dificuldades dos alunos.
Ao adotar de métodos de ensino global, que nem sempre contemplam as
particularidades de aprendizagem de todos, desconsidera-se o modo
particular de aquisição de conhecimento de cada indivíduo. O fracasso
também é atribuído ao contexto familiar, social, cultural e político em
que o aluno esta inserido.

Questão 2 ( 3,5 pontos)

“Assim, como todo conceito, também o de Alfabetização tem sofrido transformações ao longo dos tempos: dos ideais humanistas da Reforma Protestante no século XVI à concepção de alfabetização como liberdade que fundamenta a Década das Nações Unidas para a Alfabetização, da Unesco (2003-2012). Verificam-se mudanças significativas no conceito e na forma de praticar a alfabetização, e tais transformações articulam e refletem as complexas relações entre educação e sociedade.” (REGO et al. Alfabetização Conteúdo e Forma, 2004. p. 18. vol 1.)

A partir das leituras realizadas por você das aulas 1, 2 e 3 do Volume 1, Módulo 1 de Alfa 1, complete o quadro descrevendo o que se pede com relação a cada período indicado abaixo:

 Períodos Históricos

Concepção de Alfabetização

 Principais Características

 

Revolução Francesa

A alfabetização era a possibilidade de uma educação acessível a todos, sendo a condição para a inclusão do individuo no modelo de sociedade que se estruturava.

 

 

A alfabetização era condição de cidadania, trazia consigo ideais de uma república democrática. A escola se torna universal e gratuita.

 

Movimento Escola Nova (Década de 30)

 

Movimento de renovação no ensino.

 

Escola como direito de todos os cidadãos e não um privilégio de classe. Sendo dever de o estado assegura-la para todos através de escola pública, gratuita, obrigatória e laica.

 

Anos 60/ 70

 

Período de intensa politização e mobilização em torno da educação.

 

Educação como um ato politico. Paulo Freire introduz a pratica alfabetizadora numa perspectiva critica que procura libertar e emancipar o oprimido de sua condição de opressão.

 

Anos 90 e Atualmente

 

Alfabetização passa a ser o indicador da qualidade social da educação.

 

Educação como conceito plural, articulando-se a todos os aspectos de vida, e que para além da comunicação oral ou escrita, traduz uma concepção de linguagem como totalidade, que inclui falar, escutar, ler, escrever, desenhar, tocar, digitar, cantar, representar entre outros.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com