TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização

Por:   •  22/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

                                                Como fui alfabetizada?

                                            Ana Beatriz Campos Madeiro

                                                     24 de março de 2019

O centro de ensino colégio magno, local onde ocorreu meu processo de alfabetização, tem como proposta pedagógica o método de ensino sintético fônico, juntamente com a criação de uma consciência fonológica e o letramento (sendo iniciados ainda no maternal). A proposta pedagógica do colégio inclui unir o jogo com o trabalho para que haja um aprendizado que faça o aluno questionar algo escrito, mesmo antes de saber o que está escrito.

Segundo Fernando Capovilla 2004, o método de ensino sintético fônico consiste no ensino dinâmico do código alfabético, nesse método, a alfabetização consiste no ensino conjunto dos grafemas (letras) e fonemas (sons). Para Capovilla, o método fônico se trata de atividades lúdicas e inteligentes para que o educando sendo alfabetizado possa entender o contexto da palavra.

Já para Frade 2005, esse mesmo método fônico que traz vantagens valorosas para o ensino, pode trazer desvantagens também. Para ele, é para a solução dessas desvantagens que ocorrem variações diversas dentre esse mesmo método na maneira de apresentar o fonema, como aproximar os alunos desse contexto vinculando algum sentido aos fonemas (onomatopeias, histórias, parlendas, poesias...)

É nesse ponto onde entra a importância do letramento junto com a alfabetização, mostrando textos diversos e propor atividades que façam sentido para os educandos com o objetivo final de entendimento sobre o aspecto funcional da comunicação escrita. Esse contato diferenciado favorece a capacidade de ler, para que, futuramente, haja o desenvolvimento da capacidade autônoma de escrever.

Nesse método, os educandos podem ser alfabetizados em 9 meses, passando do silábico quantitativo para o alfabético nesse período.          

 

 [pic 1]                                    [pic 2]

Fevereiro 2006                                                    Outubro 2006

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com