TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

ALFABETIZAÇÃO: Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. É uma parte pequena, mas importante, de um processo muito maior que é a aprendizagem da língua. LETRAMENTO: Conjunto mais amplo de conhecimentos que permite participar do universo letrado (FARACO, 2006, p. 24).

compreensão e valorização da cultura escrita; muitas crianças quando chegam a escola muitas vezes não tiveram oportunidade de viver no mundo da escrita e muito importante que o professor trabalhe seus usos e suas aplicações .A escrita por sua vez deve ter sentido para quem lê,. Ler e muito mais que decodificação de signos e símbolos e o movimento de para a saúde mental, enriquece nosso vocabulário interação das pessoas com o mundo em que vive . 2 - Apropriação do sistema de escrita :e o conhecimento que o aluno deve adquirir para compreender regras que orientam a leitura e a escrita do sistema alfabético como a escrita da língua portuguesa ,e durante este processo que a criança poderá ter a compreensão de alguns conhecimentos básicos da diferença da escrita para as formas gráficas. 3- Leitura: o aluno não precisa saber ler e escrever para iniciar sua vida de leitura pode ser usado textos tradicionais como parlendas, cantigas, musicas. Acriança tem que entender a leitura como algo prazeroso, para poder entender a importância da leitura para sua vida social. Ler traz benefícios para nossa vida ,enriquece nosso vocabulário e conhecimento, de vários costumes, culturas, e tantas outras coisas que podemos aprender. 4-Produção escrita; a escritatanto na escola quanto na vida fora da escola deve ter alguma função ,como na maioria das vezes as crianças chegam a escola sem saber escrever para que serve a escrita e ai que entra o processo de alfabetização onde o professor tende a explicar a diferença da leitura para a escrita pois não devemos escrever como falamos. 5- Desenvolvimento da oralidade; todo o conteúdo que será passado ao aluno de certa forma vai passar pela oralidade através da fala e da escuta cabe ao professor saber a importância de passar principalmente para classe menos favorecida uma uma linguagem de prestigio ,mas não esquecer a língua aprendida em seu mundo social.

A IMPORTANCIA DA LEITURA NA PRODUÇÃO DE TEXTOA leitura e importante em todas as fazes da vida ,tanto adulta como criança tem a necessidade desde pequenos de ouvir as pessoas lerem para eles assim eles vão crescendo e se interessando pela leitura através do folear revistas e ,gibis e livros de historinha ,faz com que eles finjam e ler as historias e as noticias e conta-las de sua forma faz parte da alfabetização desses indivíduos. A partir de 1989,o conceito alfabetização foi ampliado com as contribuições dos estudos sobre a Psicogênese da aquisição a língua escrita ,particularmente com os trabalhos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. De acordo com esses estudos ,o aprendizado do sistema de escrita não se reduz ao domínio da decodificação e da codificação ,mas se caracteriza como um processo ativo ,por meio do qual, a criança, desde seus primeiros contatos com a escrita. Entende se alfabetização como um processo especifico de apropriação do sistema de escrita .entende se letramento como como o processo de participação na cultura escrita .Que tem inicio desde de quando a criança começa a conviver com placas ,rótulos. Revistas, etc.

CONCLUSÃOAo termino deste trabalho podemos compreender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com