TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização aos 6 anos

Por:   •  14/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

Alfabetização aos 6 anos

Qual sua opinião a esse respeito? É importante o conhecimento sobre o desenvolvimento humano para responder a essa questão? Justifique sua resposta.

O novo formato do ensino fundamental, tendo ele a duração de 9 anos, é algo ainda polêmico e que traz diversos pensamentos críticos sobre o mesmo. Dentro de todo contexto à esse respeito, é possível afirmar que há questões positivas com relação ao ingresso da criança aos 6 anos de idade no ensino fundamental, ou seja, início da alfabetização.

Acredito que do ponto de vista positivo, a inicialização mais cedo da alfabetização, pode trazer grandes benefícios para a educação, pois o índice de alfabetização do país tenderá a crescer, equiparando-se até mesmo com alguns países do Mercosul que optaram pelo ensino fundamental de 9 anos. Podemos dizer também, do ponto de vista do desenvolvimento humano e da capacidade de aprendizagem da criança, que isto não é um problema ou mesmo uma barreira, pois segundo Wallon, “ o desenvolvimento infantil em estágios que se estabelecem não de forma estanque, mas que se complementam sucessivamente, ou seja, o fim de um estágio acontece paralelamente ao início de outro...”, sendo assim nota-se que a criança é capaz de aprender e ser alfabetizada mesmo aos 6 anos de idade. É claro que cada criança tem a sua capacidade cognitiva, ou seja, cada criança tem seu tempo de aprendizagem, e pode ser que umas tenham mais facilidades e outras mais dificuldades. Segundo Piaget, “o pensamento humano é influenciado por fatores referentes a sua capacidade cognitiva e as influências que recebe do meio em que vive.

Agora do ponto de vista negativo, acredito que existam alguns fatores a serem considerados, como por exemplo, a questão da concepção da infância, pois se pensarmos que ao ingressar no ensino fundamental, ela poderá perder, no que diz respeito ao “aprender brincando”. Sabemos que muitos educadores do ensino fundamental trabalharão focados na alfabetização e talvez não terão a visão da importância do lúdico nesta faixa etária. Porém, se o professor buscar meios de aprendizagem que enfatizem o lúdico e até mesmo a motricidade, o aluno poderá aprender, ser alfabetizado e não perder a concepção de infância no quesito brincar.

Portanto, o ensino fundamental de 9 anos não pode ser considerado prejudicial, porém deve ser bem estruturado, para que a criança não tenha sua infância prejudicada com este novo sistema de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com