TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção do Saber (Laville e Dionne).

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 2


A construção do saber (Laville e Dionne).

Capitulo 1:

O livro traz diferentes formas de produzir conhecimento, e facilitar a construção de um saber original ou novo. O conhecimento como é citado no livro, não cai do céu, é algo construído com a mente, daí o titulo do livro “A construção do saber.
O homem de milhares de anos já se deparava com a necessidade de conhecer melhor o seu habitat, pois além do enfrentar constantes riscos oferecidos pela natureza ele também tinha que garantir sua sobrevivência.
O conhecimento cientifico permite que o homem aumente suas perspectivas de vida e melhore sua visão de mundo,contudo o conhecimento é algo que nunca se finda, sempre há mais para se aprender, conhecer, decifrar e questionar, sobre as mais diferentes áreas do saber humano.
O conhecimento original vem através do senso comum, que é intuitivo e de percepção imediata. Esse conhecimento nós dá explicações simples e cômodas para a compreensão do mundo e sociedade, como o fato de sabermos que o Sol nasce todos os dias.
A tradição de transmitir conhecimento impõe que informações sejam passadas, e como se comportar perante elas. Laville cita a igreja católica que decidiu as regras do casamento. As religiões impõem sua vontade em geral por meio de saberes que guiam a vida de seus frequentadores/seguidores.
Logo, como o decorrer, o homem percebe que seu conhecimento baseado na intuição e no senso comum era falho, e vê a necessidade de progredir.  Evoluindo do conhecimento do conhecimento por intuição, para o conhecimento dedutivo, que tem sua base no raciocínio dedutivo, permitindo assim ampliar conhecimentos já disponíveis.

A partir do século XVII há uma tendência em proceder ao conhecimento através da observação empírica do real antes de serem interpretadas pelos princípios da ciência experimental, desenvolvem-se por meio de múltiplas aplicações. Na intenção de se obter um saber totalmente racional.
O objetivo principal da pesquisa do saber é conhecer o funcionamento das coisas, o capitulo destaca alguns aspectos importantes da natureza do saber cientifico ( e pré-científico) e lembra conceitos que servem para ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com