TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISSERTAÇÃO

Por:   •  16/6/2018  •  Dissertação  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

O que é dissertar?

Dissertar é algo que se desenvolve no dia a dia, é omitir opiniões, ideias pessoais e pontos de vista de maneira convincente, por meio de palavras, frases ou texto, é desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados ou fatos. É necessário conhecimento do tema que irá fazer, para então ter a oportunidade de discutir, debater, argumentar, questionar e defender o que se pensa, chegando na conclusão final.

Precisa-se de domínio na escrita da língua e uso da ortografia adequada para escrever textos dissertativos. A dissertação desenvolve o gosto de pensar e escrever, de questionar o mundo, de procurar entender e transformar a realidade.

Diversos formatos de textos dissertativos

Expositivo

Argumentativo

Argumentativo-subjetivo

Argumentativo-objetivo

Crítico

Características

*Defesa de um ponto de vista;

*Argumentatividade;

*Objetividade;

*Clareza;

*Coerência;

*Coesão;

Estrutura de um texto dissertativo

Introdução: Ela deve constar no máximo cinco linhas (um parágrafo), apresentando de maneira clara o tema posto em debate, visando formular uma tese, propondo uma pergunta, cuja resposta deverá constar no desenvolvimento e explicada na conclusão.

Desenvolvimento: Pode obter de dois ou três parágrafos cada um de cinco a seis linhas, em que as concepções sugeridas na introdução sejam desenvolvidas, expondo as ideias, os pontos de vista, conceitos e as informações.

Conclusão: Um parágrafo contendo no máximo cinco a sete linhas, é a retomada da tese e apontar uma solução viável sintetizando as ideias gerais do texto.

Pontos de aprimoramento para uma boa escrita

Ficar por dentro das atualidades, ler bastante, adquirir o hábito de escrever, estar sempre atento à grafia das palavras, organizar ideias, sempre fazer uma redação obtendo o caráter mais objetivo, entre outros.

Conclusão

Concluí- se dessa forma, que uma dissertação é um texto que se caracteriza pela defesa de uma ideia ou de um ponto de vista de um determinado assunto ou tema, e que é feito começando pela introdução, em seguida vem o desenvolvimento e por fim a conclusão.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com