TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ecopedagogia

Por:   •  20/5/2015  •  Dissertação  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Curso: Pedagogia

Disciplina: Fundamentos da Educação Infantil

Prof.: João Piva Crema

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

As atividades são as seguintes:

PRESSÃO DA ÁGUA:

  1. Qual é a sua conclusão sobre o este experimento?

  • A água possui uma pressão enorme e um poder muito grande sobre o meio ambiente, através de seus estados, líquido, solido e gasoso.

TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA:

  1. Explique como o mosquito da dengue consegue colocar seus ovos na superfície da água.

  • A própria tensão da água que produz uma camada muito fina onde os insetos conseguem andar sobre a água e por isso também o mosquito da dengue deposita seus ovos.

 

DENSIDADE DA ÁGUA:

  1. Porque os navios, mesmo sendo mais pesados que a água flutue nela?

  • Os navios não afundam devido a uma força chamada empuxo juntamente com a densidade da água. Com o empuxo que é a força vertical para cima exercida pela água e densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. Então quando um navio esta flutuando sabemos que a pressão exercida pela água é igual ao seu peso.

FORMAÇÃO DA CHUVA – CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA.

  1. Porque é importante que os alunos tenham conhecimento sobre o ciclo da água na natureza?

  • Para que eles possam saber como se formam as chuvas, porque quando se ferve uma água por muito tempo ela evapora, como ás aguas dos rios, lagoas e etc. não acabam. Isso tudo ajudará nossos alunos no futuro, em seu dia a dia.

PASSAGEM DA CORRENTE ELÉTRICA PELA ÁGUA:

  1. Qual a explicação dada para o pedido dos salva-vidas, ou do corpo de bombeiros, para que todos saiam da água do mar quando ameaça chover?

  • Por que a água do mar é salgada. O sal dissolvido na água da origem a íons, e esses íons são partículas carregadas eletricamente, com isso à água fica ionizada, isso fecha o circuito, e a eletricidade caminha de um polo para o outro.  

O AR É MATÉRIA E OCUPA LUGAR NO ESPAÇO:

  1. É possível tornar o ar visível? Se for, explique como.

  • Não é possível tornar o ar visível. Isso porque as moléculas do ar são muito pequenas, ou seja, minúsculas, o Sol não consegue atravessar as moléculas do ar por isso não conseguimos vê-lo.

EXPANSIBILIDADE, COMPRESSIBILIDADE E ELASTICIDADE DO AR:

  1. Explique porque percebemos rapidamente quando existe um vazamento de gás na nossa casa?

  • O ar possui a propriedade da expansibilidade. Quando uma substância se transforma em gás, entra em contato com o ar, sentimos seu cheiro. Isto ocorre porque essa substância se expande e mistura com o ar atmosférico ocupando um volume maior.

FORMAÇÃO DO VENTO:

  1. Explique porque os aparelhos de ar condicionado devem ser instalados nos lugares mais altos e as lareiras nos lugares mais baixos.

  • O ar condicionado deve ser instalado em lugares mais altos para que o ar frio introduza no ambiente pela parte superior. Desse modo, o ar quente sobe e o ar frio desce, provocando a circulação do ar no ambiente. Diferente do ar condicionado, a lareira deve ficar em lugares mais baixo, porque senão o ar frio continuaria embaixo e o ar quente em cima e assim não haveria a circulação do ar.

FILTROS DE AREIA:

  1. Explique como se acumula a água nos aquíferos (lençóis de água).

  • É reservatório de água subterrânea e com a infiltração da água da chuva no solo nos chamados locais de recarga.  Abaixo dele existe de zona de saturação que delimita as águas.  

MISTURAS HETEROGÊNEAS:

  1. Que tipo de mistura ocorrerá se eu colocar areia e óleo juntos? Justifique.

  • A mistura vai ter duas fases. Logo, é uma mistura heterogênea. Ou seja, a areia não será diluída pelo óleo. A areia e o óleo são de características diferentes, densidade diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com