TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Sociedade

Por:   •  12/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 9

A parceria entre a escola, família e sociedade

Alessandra Fernandes da Conceição Juliana Machado Colonetti

Luana Freitas Selma Guimarães Sampaio

Tutor externo Lilian Branco

1 INTRODUÇÃO

Hoje propomos analisar a relação de parceria entre escola, família e sociedade, lembrando que a educação é um assunto muito importante para estar apenas nas mãos apenas da família, ou da escola e da sociedade. Pode ser muitas vezes conflitante, mas de extrema necessidade para nossas crianças.

Existe um conflito, pois os profissionais da educação alegam que os pais hoje estão terceirizando a educação dos seus filhos, e esta atitude acaba causando uma confusão com os papeis da instituição escolar e instituição familiar, a escola fica sem saber como lidar com pais desatentos a educação, aprendizado e comportamento de seus filhos.

Neste relacionamento conflituoso entre a escola e a família, quem acaba mais prejudicado são os maiores interessados nesta solução, os estudantes, eles seriam os mais beneficiados, pois quanto antes se resolverem estas questões, maiores serão os benefícios, quanto mais cedo estes jovens aprenderem a prestar contas de suas atitudes em casa e na escola, mais cedo ele aprenderá a ser independente.

Portanto, é essa educação partilhada que constrói o caráter do cidadão consciente que buscamos ter hoje em nossa sociedade, pois a educação passa pela família e também pela escola mostrando seus reflexos na sociedade. Considerando esta relação tão complexa e importante estaremos desenvolvendo esta pesquisa com finalidade de tentar contribuir com esse tema, a fim de ressaltar quais os problemas enfrentados tanta pela família como pela escola e dessa forma sugerir projetos para melhorar a convivência das duas instituições.

No processo de educação das crianças, os pais devem estimular a transmissão de conhecimentos, explorando o ambiente em que vivem, ensinando formas de ela se expressar, estas ações vão auxiliar esta criança a construir a sua identidade e também um aumento em sua autoestima, o acesso a este universo diversificado não é demostrado satisfatoriamente nas escolas.

Conforme o site A Educação+Brasil, apesar dos pais acharem que que cada um tem seu papel na educação, o principal elemento para se ter sucesso neste processo é a parceria, por isso é fundamental esta sintonia entre a instituição de ensino e os pais, somente assim conseguiremos o melhor desenvolvimento do aluno.

1 Nome dos acadêmicos

2 Nome do Professor tutor externo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa

Temos alguns exemplos que levam a esta separação de papeis: Os pais que não se envolvem no ambiente escolar e nas práticas pedagógicas e no outro lado a escola que não acolhe as famílias pois tem uma gestão muito engessada e ultrapassada.

A escola tem um papel fundamental na sociedade, na escola os alunos não aprendem somente conteúdos de diversas disciplinas, a escola traz junto com estes ensinamentos que ajudam a formar o caráter, valores e princípios morais, e estes conhecimentos serão todos aplicados em favor da nossa sociedade, tentando buscar uma realidade melhor para todos.

É na instituição de ensino que o aluno aprende a viver com o diferente, conhece culturas e etnias diferentes das que convivia até ali, cria seu primeiro círculo de amigos, aprende a viver coletivamente, dialogar, ouvir, questionar. Mesmo a escola fazendo tudo isso nunca chegara ao melhor do aluno sem a ajuda da família.

Por estas dificuldades, desenvolvemos esta pesquisa para entender melhor esta relação e descobrir como podemos transforma-la.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A família tem que ter consciência de sua importância na formação de seus filhos, pois eles são o futuro de nossa sociedade, a escola é uma das formas de educação, mas não a única. As famílias devem compartilhar seus conhecimentos de geração para geração, preparando assim a criança para um bom convívio social.

A esse respeito Osório (1996, p.12) afirma que “[...] a família continua sendo percebida como a viga mestra de qualquer realinhamento no processo evolutivo do ser humano.”

Esta função deve ser devidamente dividida pois cada um tem a sua importância, a escola tem função extremamente importante pois ela garante também a sobrevivência de nossa sociedade, porem segundo Chalita, (2001, p. 17-18):

Por melhor que seja uma escola, por mais bem preparados que estejam seus professores, nunca vai suprir a carência deixada por uma família ausente. Pai, mãe, avó ou avô, tios, quem quer que tenha a responsabilidade pela educação da criança deve dela participar efetivamente sob pena de a escola não conseguir atingir seu objetivo. A família tem de acompanhar de perto o que se desenvolve nos bancos escolares. [...]

Quando falamos em uma escola com uma gestão democrática parece algo impossível, inalcançável, uma utopia, mas sabemos da necessidade desta integração da instituição com a comunidade para uma melhoria na educação. Como Paro (2000, p. 9) diz a palavra Utopia significa que o lugar não existe, mas não quer dizer que não possa vir a existir, mas ele será algo importante, pois se a sociedade sente esta necessidade para uma melhoria na relação escola-família, a escola precisa pensar em como colocar este projeto na pratica.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

A pesquisa foi realizada na cidade de Alvorada, ela faz parte da região metropolitana de Porto alegre, possui uma área territorial de 70.811 km² e população de 175.575 habitantes, sua distribuição é essencialmente urbana e é conhecida como uma cidade dormitório pois a maioria da população se desloca para outras cidades para trabalhar.

A escola de educação infantil em que foi feita a pesquisa educativa foi fundada em novembro de 1996, é uma instituição de nível básico particular, atende 80 crianças nas áreas de creche/berçário e educação infantil, dispõe de uma estrutura física adequada, capaz de atender as necessidades dos seus alunos. A instituição apresenta um espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com