TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Espetacularização da Mídia

Por:   •  9/10/2019  •  Exam  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 6

LESÃO DO NEYMAR: ESPETACULARIZAÇÃO MIDIÁTICA

Isabela Moreira

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Educação Física

Leonardo Lima

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Educação Física

Luis Ricardo

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Educação Física

Mariana de Paula

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Educação Física

Rodrigo Souza

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Educação Física

Willian Augusto

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Educação Física

Resumo

O presente artigo pretende analisar a espetacularização da mídia sobre a lesão sofrida por Neymar Jr, jogador do clube Paris Saint-Germain, em uma partida pelo campeonato francês. Fundamentando-se na obra "Sociedade do Espetáculo" de Guy Debord (1967) que trata sobre o espetáculo, o método que transforma todos os tipos de imagem em forma de consumo, e o modo como ele se comporta na sociedade moderna. Fixamo-nos em relacionar as ideias do autor com o momento contemporâneo no qual a mídia usa sua mercadoria de forma espetacularizada e o alheamento do público.

Palavras-chave: Sociedade do Espetáculo; mídia; futebol; atleta.

Introdução

No dia 25 de fevereiro de 2018, em uma partida pelo campeonato francês, o PSG venceu o rival Olympique de Marselha pelo placar de 3 a 0. Neymar teve destaque na partida, participando de 2 gols, mas acabou deixando o campo lesionado. O jogador sofreu a lesão no meio de campo e teve que sair de maca, no final do segundo tempo, com muitas dores e chorando. A lesão foi uma fissura (ou fratura incompleta) no quinto metatarso do pé direito do atleta.

O atacante optou pela realização de uma cirurgia no pé, efetuada no dia 3 de março em Belo Horizonte (MG). A recuperação durou mais de dois meses com muito sucesso e o camisa 10 voltou a trabalhar no centro de treinamento do Paris Saint-Germain no dia 5 de maio, onde participou de treinos de fortalecimento muscular na academia e na areia.

Apesar da cirurgia e tratamento do jogador ter alcançado êxito e durado apenas dois meses (menos do que era esperado), a lesão sofrida no final de fevereiro gerou grande repercussão nas redes sociais e nos veículos de informação de todo o mundo.

O objetivo desse artigo consiste em analisar a repercussão da lesão de Neymar Jr e utilizar de alguns conceitos preconizados na obra de Guy Debord: A Sociedade do Espetáculo (1967), para explicar como o conjunto das relações sociais mediadas pelas imagens se comporta no sistema capitalista da sociedade moderna.

Paixão nacional

O futebol é o esporte mais popular do mundo e o mais praticado no Brasil. Segundo o historiador Leonardo Affonso de Miranda Pereira, o esporte se popularizou no país pela facilidade de ser praticado, por ser associado à diversão e por não exigir materiais de alto custo para sua prática.

Diante essa popularização, a modalidade no país só esteve a crescer. Atualmente o Brasil é chamado de país do futebol, a seleção brasileira é a com mais títulos mundiais (são cinco), o campeonato brasileiro é um dos mais disputados do mundo, e os jogadores brasileiros estão espalhados por diversos cantos do mundo, nos maiores clubes de futebol da atualidade.

O atleta espetáculo

Alguns jogadores brasileiros alcançam um grau de idolatria tal que são lembrados e reverenciados por diferentes gerações. Temos como exemplo Pelé, Garrincha, Romário, Zico, Ronaldo, Ronaldinho, entre diversos outros.

Atualmente um nome tem sido usado como o herói nacional no futebol, Neymar, jogador do PSG e da seleção brasileira. Desde garoto já mostrou seu diferencial, o que fez com que o jogador alavancasse a carreira rapidamente, hoje em dia, com 26 anos, já é considerado um dos melhores jogadores do mundo.

Seu “jeito moleque” de ser, dentro e fora de campo, faz com que Neymar tenha uma vida cheia de audiência, diversas vezes é o assunto mais falado das redes sociais, sem contar nas inúmeras propagandas e programas em que o atleta participa. A vida do camisa 10 é noticiada a cada momento.

Em 2018 um episódio chamou atenção. No dia 25 de fevereiro em uma partida pelo campeonato francês, Neymar sofreu uma lesão e teve que ser retirado de campo às pressas. No mesmo dia, o assunto já era o mais comentado na internet, com várias especulações se o jogador teria se machucado gravemente, e ficaria fora da Copa do Mundo da Rússia em junho. Os dias que precederam a lesão contribuíram para o “espetáculo Neymar”: houve cobertura de cada passo do jogador, de seu deslocamento para o hospital, de sua viagem até o Brasil para a cirurgia, houve discussão sobre as consequências de sua cirurgia, se haveria atletas aptos a substituir o craque na copa do mundo, se a seleção brasileira conseguiria ter o mesmo desempenho sem o jogador.

3 meses depois, o atleta já estava recuperado da cirurgia, e treinando normalmente nos centros de treinamento de ambos PSG e seleção brasileira.

A lesão teve repercussão em todo o mundo através das mídias televisivas e sociais, o que gerou diversas reações nos espectadores. Com o objetivo de explicar esse destaque da mídia, foi extraído da obra “Sociedade do Espetáculo” de Guy Debord alguns pontos que esclarecem a espetacularização.

A teoria de Guy Debord relacionada a espetacularização da mídia

A teoria do sociólogo foi publicada em 1967 na França. O conceito espetáculo, segundo o autor, é definido pelo conjunto das relações sociais mediadas pelas imagens. A realidade e o espetáculo nascem e dependem um do outro para existir, Debord (1967, p. 15) afirma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com