TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Justifiucativa

Por:   •  17/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUIÇÃO:  C.E.I Paraiso da criança

TURMA: Infantil II

NÚMERO DE CRIANÇAS: 18 crianças, entre 1 ano 4 meses de idade a 2 anos e 4 meses.

TEMA: Falando com o corpo.

PROBLEMA: Ampliar os movimentos corporais das crianças por meio de brincadeiras que a permitam usar esses movimentos  para seu desenvolvimento.

JUSTIFICATIVA:

O Estágio Supervisionado em Educação Infantil é uma etapa indispensável no processo de formação no Curso de Pedagogia. Pimenta e Gonçalves (1990) consideram como finalidade do estágio propiciar ao acadêmico uma aproximação à realidade na qual atuará.

A partir dessa experiência que possibilita que o acadêmico utilize esta rica oportunidade educativa, para desenvolver-se  profissionalmente, contribuindo para uma pratica educativa que possibilita formar professores a partir da análise, da crítica e das novas maneiras de fazer educação, que podem ser construídas.

O estágio é um momento em que permite que os acadêmicos possam exercer os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de formação em pedagogia, sendo vista como a parte prática do mesmo. Também, com freqüência, se ouve que o estágio tem de ser teórico- prático, ou seja, que a teoria é inseparável da prática. Para desenvolver essa perspectiva, é necessário explicitar os conceitos de prática e de teoria e como compreendermos a superação da fragmentação entre elas a partir do conceito de práxis, o que aponta para o desenvolvimento do estágio como uma atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade. (PIMENTA, 2004, p. 34).

Neste sentido,

posso afirmar que o nosso estágio foi um momento excepcional para a nossa formação docente, pois é através da experiência do estágio que podemos reavaliar a nossa pratica pedagógica contribuindo assim para um desenvolvimento de forma integral da criança.

Um registro com foco nas crianças.. algo que elas tenham ensinado a vocês

A observação das crianças precisa ser atenta, curiosa e investigativa, evidenciando os modos de aprender, de agir, de brincar, de expressar-se de maneira particular, própria, única. Para tanto, é indispensável que o profissional possa no decorrer de sua prática, desenvolver os conhecimentos adquiridos ao logo do curso de Pedagogia, mas sendo importante que esteja havendo uma reflexão a partir da realidade do aluno.

A sala tem aproximadamente 30mts², bem iluminada e com aspecto claro e com grandes janelas de vidro. Conta com um fraldário improvisado onde as trocas são realizadas e  onde os brinquedos e materiais estão guardados juntamente com as mochila das crianças. A sala possui 18 crianças bem pequenas com idades que variam entre um ano e quatro meses e dois anos e quatro meses. Dessas crianças cinco são meninas e 13 são meninos. A sala conta com quatro profissionais responsáveis pelas crianças, sendo duas pedagogas e duas em processo de formação. A TV e DVD são presos na parede em um lugar alto, onde percebe-se o desconforto das crianças ao assistirem a TV. Não há espaço para sono ou descanso, pois, após o almoço as camas são organizadas na sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com