TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação da Música nas Aulas de Step

Por:   •  26/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.215 Palavras (13 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

       A MOTIVAÇÃO DA MÚSICA NAS AULAS DE STEP

                                                                    

                                                                     Amanda Santos Barbosa

                                                                  Anna Rezende

                                                                     Ariele silva

                                                                     Carla Andressa Pinheiro dos Santos

                                                                     Cilze  Petean

                                                                     Lucimara Galani

                                                                     Sabrina dos Santos

                                                                     

Introdução

A música já faz parte de nossa vidas , em todos os lugares  sempre tem alguém escutando , cantando  , ou tocando algo ,  é comum vermos em todos os lugares pessoas com fone de ouvido enquanto exercem algum tipo de movimento , seja na academia ou no cotidiano . Toda música tem um significado, seja emocional, prazerosa ou motivacional. Tem músicas que são agradáveis de escutar, tem música que nos lembram de alguém, e tem músicas que nos dão um incentivo é como se cada batida fosse um sinal procurando algo para se encaixar em nosso interior. E assim muitas pessoas começam a definir seus gostos, e suas músicas preferidas. Quem escuta música responde afetivamente e corporalmente (Ferreira, 2005).

A música esteve com homem desde o tempo da pré-história e se tornou uma característica do ser humano (Dantas 2002)

A música se tornou uma aliada aos praticantes de atividades físicas , seja na academia , seja correndo, sejam praticando relaxamento ou aquecimento, as pessoas a utilizam como uma forma de se ausentar do mundo, ou uma forma de relaxar, é como se a música inibisse a dor, e o cansaço que cada exercício passa. (Miranda e Godeli 2002).

Muitos estudos nos trazem a motivação que a música provoca em cima do exercício, A música que você gosta pode te trazer um prazer maior em fazer o exercício, e a música que você não gosta pode te levar ao desânimo.

Nas aulas de Step a música é utilizada para que o ritmo auxilie nas passadas no step, Imaginem fazer uma aula com a música que eles gostam, seus níveis de motivação aumentariam?

Agora imagine uma aula de step sem música? Qual seria a reação dos alunos? Será que eles se espantariam, perderiam a motivação? Ou se a música que não lhes agrada fosse tocada, eles tentariam entrar no ritmo ou perderiam de vez a motivação no step?

É isso que queremos analisar com nosso estudo, analisar qual é o nível de motivação nessas três situações ( Com a música preferida , sem música e com a música que não lhe agrada ) . E verificar a influência da música em cima disso, com base na motivação.

Esperamos que os alunos se sintam motivados com a música preferida e desmotivados com a música que não lhe agrada, e que eles vão ficar mais desmotivados quando a aula ficar sem a música.

STEP

Um exercício de resistência cardiovascular, que você sobe em cima de uma plataforma, e realiza movimentos coreografados.

Esse exercício foi criado por Gin Miller em 1990 que devido a um acidente teve que fazer fisioterapia, e seu fisioterapeuta lhe recomendou que subisse e descesse em uma caixa de leite, como ela não tinha o material, ela resolveu fazer o exercício no degrau da escada, vendo que o mesmo estava entediante, resolveu juntá-lo com a música, Gin Miller verificou que o exercício era um grande treinamento cardiovascular e resolveu levar para sua academia, lá ela teve que adaptá-lo para que todos pudessem participar, colocando pedaços do banco de madeira menores espalhados pela sala.

Sua idéia foi muito bem recebida, em 1989 a Step Company fez a primeira plataforma de plastico com o logotipo da reebok. Eles ainda produzem o “Step Original “

Logo após a reebok criou uma equipe de profissionais, que levou o step para todos os cantos do mundo, hoje encontramos, aula , workshop , DVDs e tudo o mais para a prática.

[http://www.escolafitness.com.br/artigos/a-historia-do-step-parte-1]

Movimentos Básicos dos step:

O passo mais básico é o sobe e desce (desce e sobe) na plataforma, ai você vai alternando com elevações de joelhos, chutes tanto a frente quanto na lateral, movimentos dos braços seguindo o movimento efetuado pela perna, palmas, abertura de pernas, combinando esses passos juntamente com a música.

A prática do step é procurada para aqueles que querem perder peso, fortalecer e tonificar, com benefícios para a saúde, melhora o condicionamento respiratório e o aumento da resistência muscular.

A interferência da música na Aula de step

A música estimula o corpo de diversas maneiras, musicas que te lembram de momentos, sejam de raivas, amor, ódio, lembranças fazem com que seu corpo e sua mente tenham uma reação quando ela é tocada em algum lugar.

Na aula de step a música é uma aliada [...] é como se a música deixasse a atividade física menos desgastante (Fritz Thomas), um dos benefícios que a música trás nas aulas de step é a motivação. Estudos comprovam que a música tem um papel fundamental sobre qualquer atividade física, em uma aula de step o professor tem que escolher um repertório musical que esteja á gosto da maioria, isso irá deixar o local mais agradável e a pratica mais prazerosa... A música interfere no foco do exercício, afastando o cansaço, promovendo um desligamento e uma elevação na motivação, favorecendo o desenvolvimento de capacidades como força e resistência. (Gfeller K. 1988)

Sugestões de aula:

Aquecimento rápido, alongamento de braços e pernas.

Para verificar o nível de motivação, vamos intercalar as músicas da seguinte forma: Uma que não gosta e a outra que gosta, e no meio da aula colocaremos a parte sem música (para provocar um impacto) e verificar qual o nível de motivação sem a mesma.

A aula foi dividida assim:

Primeira parte: Forró (Não gosta) e Eletrônica (gosta)

Segunda parte: É onde a música ficará ausente e como decidido só haverá um vocal, sem som de música.

Terceira parte: Sertanejo (Gosta) e Funk (Não gosta)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (191.7 Kb)   docx (48.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com