TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOPEDAGIGA

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Qual o papel da literatura infantil na construção do comportamento da criança de 6 anos?

Mota, Zildete Gonçalves

Oliveira, Ivanilza Leme de 1

Resumo: este artigo é resultado da análise de doisclássicos infantis: Chapéuzinho Vermelho e Patinho Feio, com observações focadas na construção do comportamento das crianças de de 6 anos. Com o objetivo de discutir a relação da literatura infantil eo verdadeiro significado que os personagens transmitem às crianças na sociedade. Esse texto possui partes de uma pesquisa bibliográfica com amparo de questionários realizados com mães e professora.Foi também, contada uma das histórias, em sala de aula, em uma escola da região Central da cidade de São Paulo, da qual foi feita uma análise do comportamento das crianças. Este tema é muito polemicoe ocasiona divergências de opiniões.

Palavras-chave: Literatura infantil, comportamento, Chapéuzinho Vermelho e Patinho Feio

Introdução

No contexto social, a literatura infantil está sempreem evidencia. Então iremos destacar esta temática, para que possamos entender e compreender como os pequenos leitores estão sendo influenciados pelos personagens infantis.

Esta pesquisa parte doseguinte questionamento: O que se esconde por trás das histórias infantis e como essas histórias influenciam na formação do comportamento das crianças?

Essa discussão surgiu após as observações feitas emleituras de gibis, livros infantis nas quais estão imbuídos alguns estereótipos.

Partindo do pressuposto da relevância que as histórias infantis ocupam na educação, como um mecanismo para despertarnas crianças o interesse pela leitura no inicio da formação escolar, a presente pesquisa tem como objetivo discutir a relação da literatura infantil na construção do comportamento, com a finalidade desuscitar uma reflexão sobre os contos infantis que a principio parecem tão inofensivos.

Foram selecionadas duas obras: Chapéuzinho Vermelho e Patinho Feio.

Escolhemos estas obras por serem...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com