TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psiconeupedagogia

Por:   •  26/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FCE- FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS

COMO NEUROPSICOPEDAGOGIA PODE COMPLEMENTAR E APERFEIÇOAR AS FORMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO AMBITO ESCOLAR

                                                                     

RESUMO

        Este artigo busca mostrar como a neuropsicologia pode complementar e aperfeiçoar as formas de ensino e aprendizagem na instituição escolar. Busca resguardar o profissional da área de neuropsicologia já que é uma área de atuação que ainda e vista como padrão nos dias de hoje, o que pode levar a uma maior compreensão da real necessidade de uma busca por melhora nos fatores que levam a dificuldade de aprendizagem. O real interesse do profissional que atua na área de neuropsicopedagogia e entender como e dado o processo de aprendizagem, o que leva a constituir novas formas de pensamentos no campo que tem como objetivo o pensar e agir sobre as dificuldades de aprendizagem. profissionais do âmbito de ensino que estudam como o cérebro obtém seu conhecimento, tem uma maior taxa de sucesso quando o objetivo e o ensino.

Palavras-chave: Neuropsicopedagogia. Aprendizagem. Neuroaprendizagem.

INTRODUÇAO

A neuropsicopedagogia e uma área de conhecimento que tem contato com diferentes áreas do campo de ciências humanas, que buscam combater o insucesso escolar, assumindo o assim o papel de grande importância na busca por melhores abordagens para a melhora do problema de dificuldade de aprendizagem na fase da alfabetização.

        O ato de aprendizagem e um ato que despõe de uma grande complexidade, que vai além da memorização, é uma ação que envolve um leque de emoções e ações que levam o sujeito a ter um assim um aprimoramento de sua didática. Necessita de diferentes pontos de vista para sujeitos, pois cada um possui uma diferente maturação biológica.

Com os maiores desafios que são apresentados a cada nova década na área da educação, a busca por atualizações que se adaptam as novas mudanças de gerações se torna cada vez mais importantes, já que somos sujeitos providos com a capacidade de aprender independente das limitações. Mostra-se necessários então uma cultura de aprendizagem que desenvolva o conhecimento. Cabe ao educador buscar uma forma para que o aprendiz desenvolva não apenas sua memória e as formas de memorização mais sim o aprendizado e a inteligência em si. É aonde a neurociência entra com seus artifícios para dispor a essa busca uma maior eficiência.

        Na primeira fase da alfabetização onde o educando está aprendendo a ler, toda atenção está em foco na decifração do código alfabético. Na segunda fase o aluno já está apto para entender os significados das palavras e colocá-las em frases entende-las em textos. Esse processo engloba um conjunto de competências que auxiliarão no processo de aprendizado da leitura e da escrita. O neuropsicopedagogo então tem o papel de desafiar esse aluno para que se sinta cada vez mais apto, quando lhe e designado tarefas mais difíceis.

O profissional de neuropsicopedagogia tem como dever promover um ensino antiautoritário, porque o tema aprendizagem sempre e discutido juntamente com o termo inclusão, não referindo-se somente aos deficientes, mas sim na escola em si, por tem uma ampla diversidade. O psicopedagogo tem como papel importante buscar intervenções que ajudem a superar as dificuldades individuais de cada educando, buscando enaltecer a capacidade de cada um individualmente. E ter conhecimento na área da neurociência pode trazer benefícios ao educador possibilitando-o analisar e distinguir as diferenças individuais e traçando novas formas de intervenção pra cada um.

 Segundo Cosenza, (2011, p.142) “a educação tem por finalidade o desenvolvimento de novos conhecimentos ou comportamentos”, pois “aprendemos quando somos capazes de exibir, de expressar novos comportamentos que nos permitem transformar nossa prática e o mundo em que vivemos, realizando-nos como pessoas vivendo em sociedade”. Cada educando tem sua própria singularidade, e o seu processo de aquisição e individual. O que nos faz indagar o porque dessa deficiência de aprendizado, do insucesso escolar? A inserção da neuropsicopedagogia pode trazer uma melhora as dificuldades de aprendizagem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com