TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociolinguística

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 5

SOCIOLINGUÍSTICA

A sociolinguística é uma área que estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística. Ela parte do princípio de que a variação e a mudança são inerentes ás línguas e que, devem sempre ser levadas em conta na análise linguística.

A sociolinguística formou-se nos Estados Unidos na década de 1960 com a liderança do linguista William Labov e é comumente denominada de “sociolinguística variacionista” ou “teoria da variação”. Fornece ao pesquisador ferramentas para estabelecer variáveis, para coleta e codificação dos dados, para definir e analisar o fenómeno variável que se quer estudar.

O termo “variante” é utilizado para identificar uma forma que é usada ao lado de outra língua sem que se verifique mudança no significado básico.

Uma das contribuições da pesquisa sociolinguística foi a constatação de que muitas formas não-padrão também ocorrem na fala de pessoas com nível superior, principalmente nos momentos mais informais.

As pessoas analfabetas tem tendência a marcar o número plural apenas no primeiro elemento do sujeito, deixando o substantivo e, sobretudo, o verbo sem marcas, Já as pessoas mais instruídas tem tendência alta de expressar o plural no núcleo dos sujeitos.

Cabe ao sociolinguista descobrir os contextos que favorecem a variação:

*na fala de um mesmo grupo de falantes;

*entre grupos distintos de falantes divididos segundo variáveis convencionais;

Uma variável pode ser binária, como a de número singular e plural, com duas variantes, ou eneária, com três ou mais variantes.

Variação no uso da língua, foco na alternância entre presença e ausência do pronome “eu”. Podemos constatar que, no português brasileiro, é variável a manifestação da primeira pessoa, como “comprei um livro” ou “eu comprei um livro”. A primeira forma ocorre com mais frequência na língua escrita e a segunda, na língua oral. Com relação á língua oral, o sujeito oculto tende a ocorrer nas orações que apresentam uma sequência de ações realizadas pelo mesmo sujeito.

O estudo dos processos de variação e mudança permite estabelecer três tipos básicas de variação linguista:

* variação regional, associada a distâncias espaciais entre cidades, estados, regiões ou países diferentes; a variável permite opor, por exemplo, Brasil e Portugal;

* variação social: associada a diferenças entre grupos socioeconómicos, compreende variáveis já citadas, como faixa etária, grau de escolaridade, procedência, etc.;

* variação de registro: tem como variantes o grau de formalidade do contexto internacional ou do meio usado para a comunicação, como a própria fala, o e-mail, o jornal, a carta,etc.

A língua é uma estrutura maleável, que apresenta variações, mas há muitos elementos gramaticais, fonéticos e léxicos que são comuns ás variedades de uma língua. Nem tudo é variação, havendo um número enorme de elementos comuns que são estáveis.

O advento da corrente sociolinguística variacionista

Havia insatisfação com os modelos que afastaram o objeto da linguística da língua e de suas manifestações. Por isso vários linguistas buscaram novos caminhos, e através de um desses caminhos surge a “sociolinguística”.

O termo sociolinguística surge na década de 1950, mas se desenvolve como corrente nos EUA na década de 1960,especialmente com os trabalhos de Labov, Dell Hymes entre outros.

Dell Hymes descreve a sociolinguística como um campo que inclui contribuição de várias disciplinas, como a sociologia, a linguística, a antropologia, a educação, a poética, o folclore e a psicologia. Apesar de englobar várias áreas ela é autônoma, por ter um objetivo final que difere das demais disciplinas. Para a sociolinguística interessa identificar, descrever e interpretar as variáveis que interferem na variação e mudança linguística.

Para Labov a linguística é uma ciência social, assim a sociolinguística equivale a linguística na variação de natureza extralinguística.

As novas disciplinas como etnolinguística, a psicolinguística e a sociolinguística dão prioridade aos fatores sociais, culturais e psíquicos que interagem com a linguagem.

Tais fatores são essenciais para o estudo linguístico, pois o homem adquire a linguagem e a utiliza dentro de uma comunidade de fala tendo como objetivo a comunicação com os indivíduos.

Os percursores da sociolinguística

Muitos linguistas procuram demonstrar a relação entre língua, cultura e sociedade.

Millet afirmou que toda modificação na estrutura social acarreta uma mudança nas condições nas quais a linguagem se desenvolve, portanto a história das línguas é inseparável da história da cultura e da sociedade.

Sociedade e linguagem

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com