TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese: Sociedade, Educação e Desencatamento

Por:   •  21/6/2023  •  Resenha  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

CURSO PEDAGOGIA

LORRANE CRISTINE SANTOS DA ROCHA

SÍNTESE: SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E DESENCANTAMENTO

Caxias - MA

2023

Este capítulo é composto por quatro partes. Cada seção visa compreender a sociologia weberiana. No primeiro momento, o autor tenta deixar claro a chamada sociologia de Durkheim (organizador) e Marx (materialista) em paralelo com a sociologia de Weber. A primeira parte do autor é apresentar o pensamento filosófico de Weber, que defendia a sociologia como ciência sintética.

Weber contrasta com Durkheim quando vê o mundo natural e a realidade social como um evento sem fim. e se recusa a considerar os fatos sociais como "coisas". Em outras palavras, Weber quer dizer que não podemos ver mesmas coisas que outras pessoas veem. Pois bem, a visão do homem não é a mesma por conta de seus valores (que muitas vezes são subjetivados). Pessoas e valores são articulados.

A definição de sociedade de Weber, é quando não se pode separar os valores de um pesquisador, pois ele faz parte daquela sociedade e cabe ao pesquisador expressar objetividade na interpretação das ações e relações. dando continuidade ao pensamento de Weber, ele defende a ideia de que a única forma de estudar o objeto é compreendendo, a fim de compreender o sentido da ação social.

O significado histórico do processo que Weber chamou de racionalização, o estabelecimento da ordem social e da sociologia histórica começa com as ações e interações dos indivíduos. Na concepção de Weber, existem formas legítimas de governo e são elas: governo pela tradição baseada na tradição, governo pelo carisma onde a legitimidade é baseada no líder e governo pela razão legítima baseada nas leis racionais por trás da lei. Sendo este último o dominante no Ocidente.

Para Weber, a educação era a forma pela qual as pessoas eram preparadas para cumprir as funções que lhes eram atribuídas pelas transformações provocadas pela racionalização da vida. Weber enfatizou dois pontos: a formação da lei racional que fornece garantias contratuais básicas para a manutenção das relações de troca política capitalista e a formação da lei racional no modelo burocrático.

 Logo em seguida, o autor apresenta o conceito de educação sistemática de Weber, ou seja, o conteúdo do "pacote" destina-se a ser a formação condicionada ao atendimento no governo e nas empresas, devendo ser realizada de forma razoável. A racionalização e a burocratização mudaram a forma como a educação é feita, dizem os autores. A educação tornou-se aqui o fundamento do Estado, porque exige leis racionais e uma burocracia modelada pelo racionalismo; e para as empresas, porque precisa de profissionais competentes, porque calcula custos e receitas.

Por fim, a educação visa três finalidades na sociedade: despertar o carisma, voltado para aqueles que demonstram essa habilidade; preparar os alunos para a vida, denominada pedagogia, produzir indivíduos com comportamentos culturalmente desejáveis para a educação geral, tanto com a composição de um determinado o estatuto e a composição do corpo administrativo e, finalmente, a pedagogia da formação, que é a preparação especializada do indivíduo. Afinal, para Weber, a lógica da racionalização, da educação profissional e da formação era invencível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com