TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  5/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Entrevista com Professor

Escolaridade: Formada em pedagogia na Unisa desde 2002, mas concluiu o magistério em 1987 e desde então atua em sala de aula.

Tempo que atua como professora: Há 25 anos.

[pic 2]               [pic 3]

1-Qual a importância da leitura e da escrita na alfabetização?

É primordial para o aprendizado e conhecimento dos alunos. A leitura e a escrita é a chave para uma vida de sonhos e uma nova visão de mundo, é um novo passo para o futuro. E é por meio dela que a criança poderá ampliar seu vocabulário, entender a função da escrita e sua estrutura textual, além de ser prazerosa e trazer benefícios para a interação com o outro, por meio da leitura, a criança se reconhece e passa a entender que existem diversos gêneros textuais. E é muito importante que esses textos utilizados sejam próximos da realidade da criança.

2- Quais são as maiores dificuldade que você encontra ao trabalhar com a alfabetização?

Despertar o interesse do aluno, fazendo-o perceber a importância desse processo em sua vida. Outro fator muito importante é a interação dos pais com os filhos, para passar confiança ao aluno quando ele tem dificuldades, pois cada criança tem o seu tempo, e esse tempo varia de uma criança para outra.

É preciso preparar os profissionais para o assunto, pois só assim ele poderá usar várias estratégias para atingir diferentes níveis de aprendizagens respeitando cada individuo.

3- Como inovar a alfabetização?

Este ano, resolvemos duas vezes por semana, levar os alunos ao laboratório de informática para aulas em que são adotados softwares educativos e textos. Dessa forma o processo de alfabetização ficou mais atraente para eles.

4- A superlotação em sala atrapalha a alfabetização?

Sim, é uma das grandes dificuldades, e a falta de compromisso da família com o processo de aprendizagem.

 

5- Você acha necessário curso de formação?

É sempre bom termos esses cursos, pois através deles sempre aprendemos algo novo para ensinarmos melhor.

6- Podemos dizer que existe um método eficaz para alfabetizar?
Não. Percebe-se que o universo de alunos é bem distinto com características individuais para aprender desde ritmo, motivação, etc.. Então é necessário que o professor utilize formas mais especificas  a fim de conseguir atingir o maior número de aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com