TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO AOS 6 ANOS

Por:   •  25/4/2016  •  Dissertação  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – UNICSUL

CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD

Disciplina: Educação Infantil: Currículo

Tutora: Wanderli Coriolano

Aluno: Irene Aparecida Couto Idalino Silva - RGM: 15675564

Você deve elaborar uma produção textual sobre a questão da importância do currículo e das relações interpessoais na infância.

Procure embasar teoricamente seu texto, demonstrando o que os autores pensam sobre o tema. É importante também que você se posicione, concordando, discordando, criticando ou fazendo sugestões sobre este trabalho.

Bom trabalho! 

Tema: Importância do currículo e das relações interpessoais na infância

Acredito que seja de extrema importância para a Educação Infantil a criação e utilização do Currículo, ele norteia os educadores no que diz respeito ao desenvolvimento educacional.

Um Currículo não pode ser engessado no que diz respeito ao seu conteúdo, devemos respeitar o conhecimento individual de cada educando, fazendo com que este seja parte do processo, estimulando o a buscar seu próprio conhecimento.

O significado da palavra currículo de origem em latim: Um caminho a ser percorrido.

Então entendo o currículo como um plano de trabalho, por outro lado entendo que é um constante aprendizado uma busca por novos conhecimentos e as práticas exercidas em sala de aula, tanto no ponto de vista teórico quanto ao ponto de vista tático

Este tema é bem complexo e no meu ponto de vista vejo mais desvantagens, do que vantagens em uma alfabetização aos 6 anos.

O ambiente lúdico da Educação Infantil faz com que a criança se desenvolva brincando, envolvendo a mesma com músicas, pinturas, colagens, teatro e outras atividades que proporcionam ao mesmo tempo momentos de diversão, lazer, cultura e aprendizagem.

Entendo ser tarefa difícil, colocar alguém tão pequenino em silêncio, sentadas um atrás do outro e disciplina-los com lousa, caderno e lápis, tão cedo.

As crianças necessitam de mais tempo brincando, ouvindo histórias, indo ao parque, interagindo uns com os outros.

Minha angustia neste sentido é que:

Será que nós como Educadores estamos preparados para lidar com os Educandos, neste sentido? A identidade pedagógica das escolas, sofrera alterações no que diz respeito a esta mudança? E os profissionais da educação, estão capacitados a lidar com este novo formato de Ensino Fundamental, agora com 9 anos?

Temos que refletir a pratica pedagógica Letramento e Alfabetização, não será apenas a inclusão de mais um ano no Ensino Fundamental, tem que se haver planejamento e estrutura para receber os Educandos.

Justificando o meu ponto de vista:

Como visto na Unidade I, as competências linguísticas: Escutar, Falar, Escrever e Ler, são resultados de uma interação social e só acontece por meio de estímulos sociais ou seja do meio em que vivemos família e escola, então acredito que as crianças de 6 assim como as mais novas e as mais velhas também necessitem de muitos estímulos lúdicos, até porque no mundo em que vivemos as crianças passam menos tempo com os pais e acabam não fazendo as atividades de brincar e socializar em casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com