TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO AOS 6 ANOS

Por:   •  13/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Renata Arce Repullo  

RGM 17122473  Data: 13/09/2016

Alfabetização aos Seis Anos

Os estudos de mestres como Piaget e Wallon mostram as diversas fases do desenvolvimento do ser humano, da infância a fase adulta, porém, até mesmo eles divergem, mesmo que minimamente, no período inicial de cada fase, portanto, acredito que sim, é importante o conhecimento do desenvolvimento humano para discutirmos a alfabetização.

Não se pode afirmar com exatidão a fase em que uma criança é capaz de se familiarizar e organizar os símbolos que demonstram o alfabeto, há vários fatores que devem ser considerados ao incidir sobre a criança uma informação assim, pois essa informação é a base de todas as outras informações que viram no período escolar e sem ela não haverá um desenvolvimento pleno do saber.

Algumas crianças com certeza estarão prontas para a alfabetização aos 5 ,6 anos dados o seu estimulo psicomotor, social ainda nos primeiros anos de vida, o meio ambiente onde a mesma está inserida e se desenvolveu afetará os próximos anos. Por conta disso, quando se estipula uma idade para o início da alfabetização o ideal não e que se olhe a data de nascimento, mas sim a “maturidade” psicológico e cognitivo da criança, a partir desse marco, fazer a introdução do que se diz alfabetizar.

Acredito que cada criança tem seu tempo e uma fase de melhor adaptação a tudo aquilo que lhe é apresentado, isso não é de forma alguma bom ou ruim, mas devemos observar a maturidade para que não se corra o risco de gerar apatia em algumas crianças e nem ultrapassar os limites de outras. Bem estimuladas e a seu tempo todas chegarão ao desenvolvimento pleno de todas as suas habilidades, independentemente da idade em que foram iniciadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com