TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO VÍDEO POLÍTICAS PUBLICAS DE DEMERVAL SAVIANI

Por:   •  17/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

Analise do vídeo Politicas Publicas

(Demerval Saviani)

Demerval Saviani faz uma analogia histórica em sentido diacrônico e sincrônico das politicas educacionais brasileiras. Em sentido diacrônico ele faz uma analogia em diferentes períodos abordando as principais mudanças das politicas publicas brasileiras, já em sentido sincrônico ele verifica como no mesmo período diversas politicas foram sendo implantadas.

As politicas educacionais brasileiras tiveram inicio no ano de 1549 com a chegada dos primeiros Jesuítas no Brasil,  com a intenção de catequisar os nativos que ali abitavam e converter ele a fé católica, e essa foi a primeira modalidade de ensino no Brasil. Em 1599 com o Reason Estudiorion se inicia uma nova modalidade de ensino que foi implantado pela companhia de Jesus, que era uma proposta educacional pedagógica universalista e elitista , que acabou sendo direcionada aos filhos dos colonos e deixando de lado os indígenas a quem antes era dedicada o processo de alfabetização e catequização, e ao final dessa modalidade grande parte da população avia sido excluído ou deixado de lado, as mulheres, negros, mestiços e filhos ilegítimos e apenas uma pequena elite teve acesso a educação, a burguesia.  No período entre 1759 e 1827 deu inicio a terceira modalidade de ensino, as reformas Pombalinas que teve como marco o fechamento das escolas jesuítas e a expulsão dos mesmos. A educação publica promovido pelo pombalismo pode ser denominada por uma educação  publica estatal convencional.  Durante o Brasil independente com a chegada da família real no Brasil teve inicio a quarta modalidade de ensino no Brasil que vai de 1827 até o final do império, reorganiza a educação publica e teve como marco a lei das escolas de primeiras letras, seu objetivo era ensinar todas as pessoas do pais a ler e escrever, as quatro operações, geometria, a gramatica da língua nacional e os princípios morais e doutrinamento da religião católica. E no período Republicano teve inicio a quinta modalidade de ensino no Brasil que se inicia em 1890, essa modalidade teve como marco a reforma da instrução publica paulista  iniciado com a reorganização da escola normal e a  criação da escola modelo. Na década de XX acontece varias reformas e a que mas se destaca é o movimento Renovador ou Escola Nova e em 1924 é fundada a associação brasileira de educação. O movimento da escola nova teve como destaque três grandes nomes, Anízio Teixeira , Fernando de Azevedo e Lourenço Filho.  E  a sexta modalidade teve inicio em 1931  com a reforma de Francisco Campos, caracterizada pela regulação em âmbito nacional das escolas secundarias e primarias incorporando crescentemente a ideologia pedagógico Renovador. E no período entre 1964 e 1984 surge uma nova modalidade de ensino que foi institucionalizada por meio da lei 5.540 lei da reforma universitária, e da lei 5.692 a lei da reforma do ensino de primeiro e segundo grau.

Em 1964  no processo de transição o Brasil sofreu um golpe militar que resultou na Ditadura Militar e o regime democrático se iniciou essa transição. E essa ditadura prosseguiu na abertura democrática em 1979 com a lei da Anistia até a nova Republica em 1985. A transição democrática foi uma estratégia de conciliação visando a ordem socioeconômica na intenção de beneficiar os grupos dominantes ou seja a burguesia, já a classe dominada ou proletariado via a transição como a oportunidade de libertação da condição de dominado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com