TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MONOGRAFUAS

Por:   •  19/12/2021  •  Artigo  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 9

ANA PAULA CARVALHO DOS SANTOS

THAYS OLIVEIRA DA SILVA

LEITURA- CHAPEUZINHO VERMELHO

METODOLOGIAS INOVADORAS: PROFESSORES CRIATIVOS E ALUNOS MOTIVADOS.

ORIENTADOR: CELSO SANTIAGO

BARRA DO CORDA – MA

2021

ISETED

CONTO

CHAPEUZINHO VERMELHO

[pic 1]

BARRA DO CORDA – MA

2021

INTRODUÇÃO

Esse Projeto tem como objetivo trabalhar a leitura com uma historia clássica da literatura infantil “Chapeuzinho Vermelho”. Com este tema será possível estimular e ampliar a imaginação dos alunos e estimulará o desenvolvimento cognitivo, auditivo e visual.

As atividades trabalhadas em salas de aula sobre o tema, as crianças poderão se habituar ao fato de ouvir histórias diariamente. Durante esse período a história será contada em diferentes versões fazendo com que compreendem o que é inicio, meio e fim.

Ler é desvendar os mistérios do mundo, sentir prazer e não apenas superar dificuldades, melhorar sua própria vida e principalmente conhecer o universo da escrita e ampliar o vocabulário. A possibilidade de convívio com os livros deve extrapolar as paredes da sala de aula e o desenvolvimento sistemático da sua escolarização.

TEMA: LEITURA

JUSTIFICATIVA

A aprendizagem da linguagem oral e escrita amplia a inserção das crianças no mundo social, favorece as interações e a construção e muitos conhecimentos. Promover atividades diferentes às crianças favorece o desenvolvimento da linguagem oral e possibilita a inserção no mundo letrado. A leitura de historias infantil faz com que a criança seja beneficiada em varias áreas de sua vida, bem como, o vocabulário, a imaginação, estimula a criatividade e também ajuda a trabalhar as emoções.

A criança irá aprender a ler e a escrever no momento em que conviver com essas práticas, na sala de aula é fundamental estimular a criança a interagir, descobrir, levantar hipóteses, vencer desafios e acessar a linguagem escrita, bem como as demais linguagens. Assim, a linguagem corporal é um dos meios usados pela criança para expressas suas ideias, pensamentos, sentimentos e emoções, utilizando gestos e movimentos do corpo. A criança aprende com o corpo todo: tocando, explorando, mordendo, olhando, cheirando, ouvindo e sentindo. Dessa forma é que se pensou no desenvolvimento desse projeto, que ao longo da sua aplicação ele vai ganhando novos rumos, mas sem perder o foco principal que eram os contos de fadas.

PROBLEMATICA

               Atualmente percebe-se a falta de interesse do aluno a leitura, principalmente quando se destaca as fábulas, contos de fadas, onde a criança tende a compreender somente como mais uma historia, sem importância onde nada se aprende. Precisamos resgatar o desejo e o interesse em ler, e o principal, trabalhar a imaginação da criança.

HIPOTESE

              Possibilitar a criança reconhecer e destacar a historia quando contada de formas diferentes;

               Apresentar a leitura de forma que a criança sinta necessidade dela;

               Despertar a necessidade do trabalho em grupo;

               Enfatizar a historia ao ponto que as crianças sejam capaz de fazer a dramatização da historia trabalhada;

 

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL:

Estimular a imaginação através dos contos de fadas, possibilitando o contato com o letramento, e com isso desenvolver o gosto e o interesse dos nossos alunos pela leitura, através da contação de história. Podemos melhorar cada dia mais a aprendizagem e o raciocínio de uma forma diferente e prazerosa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Ouvir o conto de fada e realizar as diversas atividades propostas em sala de aula.
  • Ouvir uma história em diferentes versões, fazendo a análise de semelhanças e diferenças.
  • Explorar o corpo através de coreografias e dramatizações, referentes à história apresentada.

REFERENCIAL TEORICO

A função mais importante do livro infantil é despertar o interesse e o imaginário da criança ler e ouvir histórias distrai e descarrega as tensões. Nesse sentido diz a literatura infantil pode fluir decisivamente na vida da criança, é indispensável que o texto literário seja uma prática cotidiana dentro da sala de aula.

A literatura contribui para o enriquecimento do vocabulário, acrescentando novos termos ao vocabulário cotidiano das crianças, oferece momentos de recreação, brincadeiras e divertimento atendendo ao interesse infantil.

O livre amplia o leque de ideias e conhecimento das crianças, fazendo fluir a criatividade, promovendo a formulação de ideias próprias. Também estimula a atenção, a observação, a memória, a reflexão e a linguagem.

Acredita-se que a literatura infantil tem o poder de levar a criança a despertar sua imaginação. Pois, o desejo das crianças de romperem com seu círculo para através da superação das dificuldades inerentes a conquista do código escrito, aderir a um espaço de direitos plenos. Em decorrência disso, o esforço despedindo pela criança no reconhecimento de letras e palavras precisa aliar-se a certeza de que será compensado pela leitura de textos altamente estimulantes.

[...] a literatura infantil é a arte mais importante das artes, pois sua matéria é a palavra (o pensamento, as ideias, a imaginação), exatamente aquilo que distingue ou define a especificidade do humano[...].(COELHO, 2000, p.10)

A literatura infantil em si aumenta a imaginação a mesma é extremamente importante para a formação da criança assim auxiliando no seu desenvolvimento, pois ela torna a sua compreensão mais fácil. A mesma, tem uma variedade considerável de obras muito boas, de qualidade. É preciso que o professor esteja munido de conhecimentos teóricos sobre a importância e a função da literatura infantil na formação da criança. É necessário que tenha objetivos claros para o trabalho que irá desenvolver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (219 Kb)   docx (131.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com