TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRIMEIRAS SENSAÇÕES

Por:   •  8/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP – Universidade Paulista

Curso de Pedagogia

Falta de Interesse na Literatura

Nome: Mariana Macedo Amancio Lopes

RA:1418965

2015

Araguari

UNIP – Universidade Paulista

Curso de Pedagogia

Falta de Interesse na Literatura

A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo. E aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras mas numa relação dinâmica que vinculada linguagem e realidade. Ademais, a aprendizagem da leitura e a alfabetização são atos de educação e educação é um ato fundamental político.)

 Paulo Freire (1998, p. 23)

2015

Araguari

SUMARIO

  1. JUTIFICATIVA ...................................................................................... 4
  1. SITUAÇÃO- PROBLEMA ...................................................................... 4
  1. PÚBLICO ALVO..................................................................................... 4
  1. OBJETIVO .........................................................................................    5
  1. EMBASAMENTO TEÓRICO................................................................   5
  1. PECURSO METODOLÓGICO.............................................................   6
  1. RECURSO ............................................................................................ 6
  1. AVALIAÇÃO ........................................................................................   6
  1. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA ........................................................... 7

Justificativa:

        Atualmente a velocidade em que as coisas se atualizam é extremamente rápido, ate difícil de acompanhar todas as novas tendências. O incrível é que quanto mais novas as crianças já sabem mexer em celulares modernos, tirar fotos, selfie, coisas que muitas vezes os pais nem sabiam.

        Com toda essa modernização alguns hábitos têm sido perdidos como o uso das bibliotecas e de leitura de livros. Esse desinteresse tem afetado muito no desenvolvimento acadêmico gerando dificuldade para produzir e interpretar textos, um vocabulário pobre.

        A literatura tem um papel muito importante pois desperta a imiginação, a criatividade, quanto mais cedo esse habito for adquirido melhor para a formação de conhecimento da criança.

Situação- Problema:

Com a modernização e a grande influencia da tecnologia a leitura de livros tanto em casa, como nas escolas e nas bibliotecas tem sido cada vez menor, como isso não tem sido implantado no inicio da vida escolar fica cada dia mais difícil implantar esse habito com o passar do tempo da criança ate se tornar um adulto com dificuldades de interpretação e comunicação.

Público-alvo:

        Crianças a partir de 1 ano ate 2 anos com os primeiros contato com os livros, com bastante gravuras em tamanho em que chamam atenção e com coisas do dia-a-dia para aprender novas palavras e poder nomear as coisas.

        A partir de 3 anos ate 4 anos começa a ser introduzido livros com mais textos e frases maiores e um pouco menos de gravuras.

        No 5 ano de vida ate 6 anos de idade será iniciado os primeiros contato com a biblioteca, com as regras de falar baixo e deixando a criança escolher o livro que deseja.

Objetivo:

     Temos como objetivo aproximar as crianças dos livros e que posso torna um habito do cotidiano, já que a literatura oferece a criança um contato com o lúdico, possibilitar viagens pelos países imaginários.

Pretendemos alcança um futuro melhor e mais desenvolvido através dessas crianças se tornem homens capazes de influencia pessoas ao seu redor com reflexões, e sejam criativos e acima de tudo, críticos, para que sejam cidadãos capazes de “escrever suas próprias historias” na sociedade.

Um dos objetivos principais para as crianças menores é incentivar o “momento da historia”, a hora que o professor deixa um ambiente calmo e tranquilo e as crianças possam ouvir as historias contadas, e serão observadas as expressões ao decorre das historias, como bater palma, dar risadas, sentir medo ou mesmo imitar alguns dos personagens.

Com as crianças maiores temos como objetivo tornar um habito a visita a biblioteca, e com auxilio dos pais uma vez no mês os pais (ou ente da família que mais acompanha a vida escolar) e filhos apresentarem um teatro do livro lido para toda a turma.

Embasamento Teórico:

Para Paulo Freire (2000, p.5), “leitura boa é a leitura que nos empurra para a vida, que nos leva para dentro do mundo, que nos interessa a viver”. Felizes são as pessoas que pensa me concordam com ele, mas isso não é tudo. O mais importante é colocar em prática este conceito e entender que é preciso ler tudo aquilo que produz uma identificação com a vivênciadiária de cada um, e o mesmo deverá ocorrer com as crianças, mas quem deve direcioná-las a isso são os adultos, ou seja, os pais em casa e os professores dentro da sala de aula. A leitura não pode ser vista unicamente limitada à transmissão de conteúdos em sala de aula, mas também visa formar o hábito como aquisição de conhecimentos constantes para a vida. Também não se pode esquecer o papel recreativo que a leitura proporciona, se vista de uma forma dinâmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com