TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA

Por:   •  27/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.538 Palavras (11 Páginas)  •  1.864 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 ATIVIDADE DE LEITURA        7

3 REGIMENTO ESCOLAR        9

4 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        11

5 PLANO DE AÇÃO        12

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

7 REFERENCIAS        15

INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Obrigatório do semestre atual, constitui-se em uma excelente ferramenta para os acadêmicos do curso de Pedagogia vivenciar ações que giram em torno do campo de atuação da gestão.

O presente trabalho tem por objetivo relatar itens relacionados à Gestão Educacional, o processo de planejamento da educação desde a dimensão macro, quando nos referimos ás instancias governamentais, até a micro, do professor, com a efetivação desse aspecto planejar em sala de aula. Com o objetivo geral de compreender a organização e sistematização do trabalho educacional e ser capaz de conhecer, desenvolver e aplicar o planejamento e a avaliação no âmbito educacional.

As funções do planejamento escolar são inúmeras, desde as questões filosóficas educacionais, como a de explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho do professor, até as questões praticas de evitar improviso, assegurando a organização, a racionalização e a coordenação do trabalho do docente, na seleção de material didático para que os conteúdos sejam ensinados com presteza e atendendo a objetivos específicos de aprendizagem.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A Pedagogia é a área educativa que tem por finalidade ensinar a teoria e a prática, estimular o aprimoramento do saber , ou seja , aplicar e disponibilizar para sociedade do saber científico.

Criado em 1939 , o curso Pedagogia tem como príncipio a educação de crianças nos anos iniciais , e também gestão educacional, também designado de “Técnicos em Educação” . Eles faziam concursos com funções administradoras , planejadoras, entre outras , mas nenhuma delas em sala de aula. Com o passar do tempo o método de formação teve algumas reformulações, uma mudança curricular foi exigida ,pois o profissional nessa área precisava se mostrar capacitado para atuar em diversas funções, tanto administrativas , dentro do espaço escolar , como nas de conhecimento científico .

Pedagogia não é apenas um curso, é um campo que contém conhecimento científico. O Pedagogo realiza atividades educativas na formação e na construção da comunidade, portanto o mesmo amplia seus conhecimentos em o campo escolar e não escolar. HOje em dia a atuação do Pedagogo vai muito além das escolas , vão desde a construção civil á hospitais, dentro muitos outros ambientes.  A pedagogia hospitalar vem crescendo significativamente ,os hospitais são centros de referências de tratamento e saúde , onde na maioria das vezes é comparado a um local de dor , sofrimento e morte, causando rompimento em crianças e adolescentes com seu cotidiano e aprendizado. Mediante essa situação, através de política pública e estudos acadêmicos, surge a necessidade da pedagogia hospitalar . De acordo com Fontes (2008), Pedagogia Hospitalar se diferencia da pedagogia tradicional porque ocorre em ambiente diferente, nesse caso o hospital , e o aprendizado busca contribuir para a satisfação do corpo e da mente do educando. Conforme Matos e Mugiatti (2014), ela contribui para cura, pois “Favorece a associação do resgate, de forma multi/inter/transdisciplinar, de condição inata do organismo, de saúde e de bem-estar, ao resgate da humanização e da cidadania”.(Matos e Mugiatti, 2014, p. 29).

Com base em seus conhecimentos teóricos e práticos , o profissional deve agregar suas experiências a de outros profissionais para que seu desempenho na gestão de pessoas e coordenação de equipe favoreça no desenvolvimento e a superação . O Pedagogo é fundamental para o crescimento da empresa , incentivando os funcionários e  o crescimento deles , devemos estar sempre atualizados e preparados para os desafios cotidiano .

Enfim, com o texto disponibilizado para a leitura podemos concluir que atuação do Pedagogo e muito ampla, vai muito além de apenas espaço dentro da escola , pelo contrário temos diversas áreas de atuação e espaços de formações, mas todos com o mesmo objetivo em comum : A APRENDIZAGEM , visando sempre em proporcionar o bem e o crescimento de todos.


  1. REGIMENTO ESCOLAR

  • Vídeo 1

                                                1. Qual a função do regimento no ambiente escolar?

                O Regimento Escolar é elaborado para ser claramente descrita todas competências que cada segmento , cada setor , cada pessoa dentro da escola que tem uma função, que tem um cargo , ele possa saber exatamente aquilo que compete a ele realizar , compete a ele está ali no dia-a-dia verificando , coordenando , elaborando ações que a escola possa então está funcionando . Os Funcionários da gestão , possui uma competência de organizar todo esse trabalho . O Diretor nas suas atribuições deve direcionar todos os trabalhos , tanto de elaboração  e desenvolvimento do PPP( Projeto Político Pedagogico) do ínicio até a sua aprovação , e também do regimento escolar desde o momento que são constituídas as comissões , organizadas as pessoas que irão elaborar esse regimento até o final dele.

                O Regime escolar segue um padrão já determinado pela própria secretária de educação , o que acrescetam são detalhes que irá caracterizar a escola. Tudo é feito pensando em convergir para aprendizagem do aluno , o aluno é o foco principal .

                                   2. Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar?

                     

                     Depois de realizado o regimento escolar, todas as pessoas já sabendo suas funçoes , as ações tem que ser articuladas no dia-a-dia da escola, então todos os segmentos escolares , tanto direção, equipe pedagógica , setor administrativo, os funcionários, todos interagindo nas suas funções, irão fazer com que a escola possa funcionar, da melhor maneira possível ,para que o professor indo para a sala de aula tenha um ambiente favorável para aprendizagem, para que ele consiga trabalhar da maneira tranquila, organizada, de forma que os alunos possa aprender da melhor maneira possível .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com