TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Tese: Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS – Letramento e Alfabetização

Etapa 1

PASSO 2

Estar alfabetada é tentar ler cartazes ou banners da rua e tentar decifrar o que esta escrito, pois aprendi mais uma letra na escola , e poder falar para a professora que consegui ler as minhas primeiras palavras. Fui alfabetizada na primeira série com livros didáticos não era bem uma apostila particular, mas mesmo assim minhas atividades pedagógicas deram bons resultados. Mesmo entrando no primeiro ano do ensino fundamental sem saber ler e escrever consegui me adequar bem às atividades. Fui alfabetizada aos 6 anos de idade assim que ‘subiu o nível’ da escolaridade .Tive ajuda de meus familiares e também dos professores e coleguinhas de sala . Vendo crianças que já estavam mais avançadas em sua alfabetização me ajudou muito. Boas recordações têm de meus professores que nos ajudava e muito nas atividades no meu ano de PRÉ-ESCOLA lembro-me de minha linda Professora Liliam que sempre estava conosco além de EXCELENTE professora era uma ótima brincalhona. Sempre perguntando se precisava de ajuda para algo. Recordações têm desde quando entrei na 1 Serie do ensino fundamental ate a alguns anos atrás pela matéria de matemática , que nem sempre me ajudava nas atividades.

Passo3

Estar alfabetizado significa um processo que começa muito antes da entrada da criança na escola, onde é submetida a mecanismos formais de aprendizagem da leitura e da escrita. A criança que vive em uma sociedade letrada, na qual a linguagem escrita encontra-se presente nas mais variadas formas, sejam por meio de cartas, jornais, livros, propagandas, placas ou rótulos está, desde cedo, exposta a diferentes estímulos visuais que lhe permitem construir hipóteses de leitura e escrita. Quanto mais o contexto cultural em que estiver inserida lhe incentivar a curiosidade e o desejo de compreender e dominar os símbolos gráficos, mais cedo e mais prazerosamente esta criança irá fazê-lo.

Alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita. Ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se Letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos (In Ribeiro, 2003, p. 91).

Passo4

Conceito de alfabetização e Letramento segundo Faraco.

Alfabetização e letramento são conceitos freqüentemente confundidos ou sobrepostos, é importante distingui-los, ao mesmo tempo em que é importante também aproximá-los: a distinção é necessária porque a introdução, no campo da educação, do conceito de letramento tem ameaçado perigosamente a especificidade do processo de alfabetização; por outro lado, a aproximação é necessária porque não só o processo de alfabetização, embora distinto e específico, altera-se e reconfigura-se no quadro do conceito de letramento, como também este é dependente daquele.

Assim é preciso reconhecer o mérito teórico e conceitual de ambos os termos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com