TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Tese: Alfabetização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Tese  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

POLO BARRETOS

Curso: Pedagogia e Licenciatura

Disciplina: Letramento e Alfabetização

Aparecida Carmo dos Santos N 31 RA 357910

Laís Soares Saraiva N 30 RA 357915

Vanessa da Silva N 31 RA 381986

Título: Alfabetização

Tutor à distância: Rosemeire Lopes da Silva

Barretos

2013

SUMÁRIO

1. Introdução.

2. Alfabetização.

3. Ideias de Faraco.

4. Gêneros textuais.

5. Atividades que envolvem a competência dos alunos.

6. A importância do trabalho com diferentes Gêneros textuais.

7. Atividade Textual no ensino fundamental.

8. Conclusão Geral.

9. Referências Bibliográficas.

INTRODUÇÃO

Letramento é uma tradução para o português da palavra Inglesa “literacy” que pode ser traduzida como condição de ser letrado, um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um individuo letrado.

Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever, e o letrado também sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente ás demandas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social.

Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser. A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como inicio da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura nas praticas sociais que envolvem a língua escrita, nos levando a entender que devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas.

Portanto entendemos que tanto o letramento como a alfabetização, é essencial a educação, pois são princípios para uma educação de qualidade para que nossas crianças atinjam um nível satisfatório de compreensão do mundo atual.

Primeira Etapa

Alfabetização

No início de nossas vidas, começamos uma nova etapa o aprender o descobrir, uma nova ideia um novo gesto uma nova língua, ao chegarmos ao mundo aprendemos a enxergar, engatinhar, andar e falar e com o tempo adquirimos conhecimentos transmitidos pelos nossos pais e depois através das escolas desde então iniciamos uma alfabetização.

“Estar alfabetizado é compreender mais que um código escrito, mais do que saber ler uma receita de bolo, um e-mail de um amigo ou acompanhar uma letra de musica num repertório. É apropriar-se da função dos atos de leitura e escrita, utilizar-se do conhecimento para explorar um mundo de possibilidades” Sandra L. Nascimento.

Estar alfabetizado é fazer uso da escrita ou leitura, fazendo compreender o uso delas no cotidiano, sendo capazes de lermos livros e revistas, jornais entre outros para que possamos produzir dessas leituras, pequenos e grandes textos, diários e planejamentos.

Segundo a autora Isabel Souza G. Araújo, ser alfabetizado é ser capaz de ler um texto simples, sem ter que dominar a compreensão textual do mesmo ou realizar um ditado e escrever as palavras não só pela sonoridade que elas produzem, mas também observar a grafia e ortografia correta.

O significado de estar alfabetizado visto pela ótica da educação é ensinar o código escrito, codificar e decodificar palavras, os símbolos e seus significados culminando na leitura. Desde o final da década de 80, vem ocorrendo varias mudança no conceito alfabetização, com a famosa chamada globalização educacional a mídia tem feito o papel de alfabetizar, através dos comerciais de tv, internet, mensagem de celular entre outros.

Segundo Gordon Weills, estar alfabetizado significa atribuir significado e sentido ás funções sociais vinculadas á escrita, estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuírem um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado.

A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como inicio da aprendizagem da escrita, que se desenvolve nas habilidades do uso da leitura.

Letramento e a alfabetização estão intrinsicamente relacionadas, pois a alfabetização é um processo dentro do letramento.

As ideias de Faraco nos conceitos de decodificar, ler, escrever e aprendizagem.

A alfabetização é um processo especifico que requer um trabalho sistemático com a lógica do sistema da escrita alfabética, embasadas nas leituras de Faraco (2006), podemos relacionar diversas etapas da alfabetização em um completo desenvolvimento linguístico. Reconhecer os símbolos, reproduzir seus sons adequadamente é o ato de decodificar.

Aprender a ler também é decodificar, é um procedimento utilizado pelo leitor para identificar as relações grafemas (letras) e os fonemas (sons), mas mesmo assim, Faraco nos mostra primeiramente que a aquisição da leitura e escrita, é, portanto a alfabetização em um processo complexo e cheio de nuances.

As definições dos conceitos:

• Decodificar: Decifrar o que está codificado, o que está em símbolos.

• Ler: Ver, percorrer, com a vista tudo o que esta escrita, falando ou não as palavras, mas as conhecendo e interpretando-as. Sendo capaz de reconhecer as palavras às velas escritas.

• Escrever: Criar, colocar no papel,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com