TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Resenha: Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Resenha  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

A Alfabetização e letramento e o processo de ensino que junta formas e eixos de conhecimento como a escrita e a oralidade. Alfabetizar e letrar significa ensinar a escrever e a ler e também e envolver a criança no processo da aprendizagem.

A alfabetização se inicia quando a criança começa a fazer rabiscos circulares e desenhos logo tenta imitar a escrita adulta, sem estabelecer ainda nenhuma relação funcional com a escrita. Esta etapa e conhecida como garatuja. Essa fase e o primeiro contato da criança com o lápis e o papel, as criança nesse momento tem o prazer do movimento, faz traços livres pois ainda não tem o controle do movimento, não há representação dos desenhos ela ainda não diferencia o desenho da escrita.

Nessa fase você pergunta para criança o que ela escreveu ela responde contando uma historia ou fala uma palavra ou nome dela, E nesse momento que entra a teoria de Ana Teberosky e Emília Ferreiro. Que diz a criança desconstrói o conhecimento para construir, ou seja, ela vai sentir insegurança de varias formas, ai que a presença do professor e fundamental para que ela consiga a estabelecer segurança no processo de aprendizagem e nessa fase da educação infantil que a criança entra num universo que ela quer abraçar tudo, ela quer escrever conhecer números e letras, tudo e prazeroso para ela.

Todas as fases da alfabetização nesse momento e muito importante para criança, o professor tem que se dedicar ao máximo, para que o aprendizado seja de forma prazerosa e fácil compreensão. . É importante que o Educador alfabetizador conhecer os caminhos que a criança percorre, para estabelecer e compreender o processo de construção do sistema, intervindo de modo a levá-la a refletir sobre suas hipóteses. São características que envolvem as técnicas de Alfabetização e Letramento. Não se trata de escolher alfabetizar ou letrar; trata-se de alfabetizar letrando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com