TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Projeto de pesquisa: Alfabetização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O trabalho que se desenvolve a seguir tem como objetivo principal alfabetização e letramento. Nele será relatado de forma detalhada o processo histórico, conceito, significado e as características do aprender ler e escrever.

A alfabetização é mega importante na vida do ser humano, pois é através dela que conseguimos escrever, ler e ate mesmo entender um texto.

Portanto, o processo de alfabetização é um item essencial na aprendizagem.

A seguir será apresentado de forma clara e objetiva o conteúdo elaborado.

Escolarização e Alfabetização

Ano/Época Marco Histórico Escolarização Alfabetização

Década de 40 - século XX Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) Tradicional Cartilha

Até os anos 80 do século XX Organização por ciclos Tradicional Cartilha

Anos 90 do século XX até início do século XXI Conceito de Letramento e Alfabetização Progressão Continuada Livros de Alfabetização

Século XXI até os dias de hoje 4 Pilares da Educação: aprender a conhecer/a fazer/a viver juntos/a ser Progressão Continuada Livros de Alfabetização

Alfabetização

Rafaela foi alfabetizada aos 5 anos de idade e antes de entrar na escola. A mãe dela, que dava aulas de reforço, a alfabetizou em casa. Rafaela lembra que no seu 1° ano, realizava as tarefas primeiro que seus colegas de sala. Estar alfabetizado para Rafaela é a descoberta de um mundo mágico.

Mara Lúcia foi alfabetizada aos 7 anos, no 1° ano escolar, com cartilha. Mara Lúcia não tem muitas lembranças especiais, mas afirma que sua alfabetização foi tranquila. “Para ela estar alfabetizada é se sentir orgulhosa em saber ler todas as palavras que surgissem na minha frente, para mim era o início de um novo ciclo de aprendizagem”.

Ellen foi alfabetizada aos 7 anos, no 1° ano escolar. Ellen não tem muitas recordações específicas dessa fase, o que mais a marcou foi que quando começou a ler, queria ficar lendo tudo e a todo instante, sentia-se feliz por saber ler. Para ela estar alfabetizada é...”o início de uma fase importante , onde você começa a ser mais independente e ter mais responsabilidade, pois agora você já pode fazer suas tarefas sozinhas e desenvolver mais”.

Bruna foi alfabetizada aos 7anos, no 1° ano escolar. Bruna recorda que sua professora era bem calma e que gostava muito dela. Para Bruna estar alfabetizada é...”motivo de muito orgulho para minha mãe e era o máximo ler e escrever sem ter que pedir ajuda ,adorava ler placas nas ruas e marcas de eletrodomésticos”.

Aline foi alfabetizada aos 5anos, no jardim de infância, em uma escola de freiras, onde só estudavam meninas. Quando entrou na escola, no 1° ano, fazia sua atividade sozinha e sempre ajudava seus colegas. Para Aline estar alfabetizada é... ”me sentia uma criança inteligente, como é bom ler e escrever. Gostava de ler livros de histórias infantis, ficava admirada com as letras e figuras.”

Língua escrita, sociedade e cultura. Qualidade em alfabetização. Alfabetização e cidadania.

Termo Conceito Significado Características

Analfabeto Uma pessoa funcionalmente analfabeta é aquela que não pode participar de todas as atividades nas quais a alfabetização é requerida para uma atuação eficaz em seu grupo e comunidade, e que lhe permitem, também, continuar usando a leitura, a escrita e o cálculo a serviço do seu próprio desenvolvimento e do desenvolvimento de sua comunidade. Refere-se àquelas pessoas que não sabem ler nem escrever. Um analfabeto tem bastante dificuldade de ler e principalmente de escrever o próprio nome.

Alfabetizado Aprimorar a competência e melhorar o desempenho linguístico do estudante, tendo em vista a integração e a mobilidade sociais dos indivíduos, além de colocar o ensino numa perspectiva produtiva.

Quem aprendeu a ler e a escrever Um indivíduo é considerado alfabetizado quando sabe ler e entender o que leu saber escrever textos que possuam sentido e realizar as quatro operações básicas em matemática.

Alfabetização È o processo mediante o qual uma pessoa pode aprender a ler e a escrever, duas atividades ou funções que lhe permitirão se comunicar com o resto dos seres humanos a um nível mais profundo e abstrato.

Ação de alfabetizar, de propagar o ensino de leitura.

A alfabetização é uma tarefa para educadores, pois os estudantes têm diferentes habilidades e necessidades. Além disso, eles também possuem necessidades culturais e de aprendizado diversas, que a alfabetização deve respeitar. Práticas em alfabetização exemplares em sala de aula promovem o progresso linguístico e no aprendizado, enquanto reconhecem uma grande variedade de necessidades.

Alfabetismo/letramento No conceito do letramento, a alfabetização ocorre quando parte das experiências da criança em seu ambiente para chegar ao conhecimento formal da linguagem, ensinando a ler e escrever considerando seu contexto social, ao mesmo tempo em que torna o individuo alfabetizado e letrado. Conjunto de conhecimentos de escrita e leitura adquiridos na escola. Não só sabe ler e escrever, mas usa socialmente a leitura e a escrita, e as praticas e responde as demanda sociais de leitura e de escrita.

Aquisição da língua (oral e escrita) Toda Criança saudável, já nasce programada para falar, elas adquirem a língua que é empregada por pessoas que convivem com elas.

Levar aquisição do alfabeto, ou seja, ensinar o código da leitura e as habilidades da escrita. Atribuir um significado muito amplo ao processo de alfabetização com reflexos e na configuração e habilidades da leitura escrita.

Processo de desenvolvimento da língua (oral e escrita) Na Linguagem Oral a criança vai se desenvolvendo após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com