TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Por:   •  16/5/2015  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Em sua opinião qual a vantagem e desvantagem de uma criança de seis anos ser alfabetizada?

A alfabetização é um processo continuo que depende dos fatores  biológico e social. Sendo assim, percebe – se que cada vez mais cedo, as crianças estão sendo alfabetizadas, não sendo respeitados os fatores biológicos, ou seja, Segundo a neurociências, o  desenvolvimento  humano  passa por fases, e a idade ideal para alfabetização, seria aos sete anos de idade, onde algumas áreas cerebrais estão prontas, amadurecidas para esse processo( mielinização).

Por outro lado, o meio em que a criança esta inserida, pode ou não ajudar no processo de alfabetização, com o auxilio da família e um trabalho pedagógico da escola que respeite as características individuais e sua idade cronológica. Os professores, até mesmo a estrutura física da escola, não estão preparados para receber essas crianças, porque não levam em consideração a parte lúdica e psicomotor que as crianças necessitam para o seu pleno desenvolvimento global, oferecido na educação infantil.

  1. Quais os processos e métodos que você usa para alfabetizar?

Sócioconstrutivista, onde o professor é o mediador da aprendizagem.

3- Qual a melhor estratégia para ensinar o conteúdo a todos?

 A melhor estratégia é aquela que o aluno consiga aprender de forma clara e eficiente. Não existe uma receita pronta, o professor deve proporcionar várias oportunidades de aprendizagem para que o aluno consiga atingir os objetivos propostos, respeitando a necessidade individual de cada aluno.

4 – Como são feitas as intervenções para fazer a sua turma avançar nas hipóteses de escrita ?

As intervenções são realizadas de acordo com a necessidade do aluno,  com a hipóteses de escrita, ou seja, as atividades são variadas: leitura diária do alfabeto, listas, leitura de diferentes tipos de textos, cruzadinha, banco de palavras, caça palavras, etc.

5- Você acha que o lúdico é importante na alfabetização? E como você usa o lúdico em sala de aula?

O lúdico faz parte do processo de alfabetização, tornando uma pratica pedagógica imprescindível para o sucesso do aluno. A escola em sua rotina diária, trabalha conhecimento sistematizados, esquecendo que a criança, nesta faixa etária possui a necessidade de atividades envolvendo o corpo, a criatividade, a brincadeira, jogos, etc. Ex: A leitura de uma historia e solicitar que os alunos façam um teatro, etc.

6- Em sua opinião o que é uma criança alfabetizada?

 A criança alfabetizada é aquela que consegue codificar e decodificar os códigos escritos. Essa ação muda o seu cotidiano, possibilitando que ela consiga interagir com o seu meio social, pois vivemos numa sociedade letrada, onde a leitura e escrita faz parte de nossa vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com