TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Por:   •  28/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

A alfabetização ocorre de maneira restrita e descontextualizada de seu cotidiano, e que as condições sociais exigem o aprimoramento dos usos sociais da leitura e da escrita nos diferentes gêneros, esta aprendizagem ocorre na instituição escolar envolvendo o domínio ativo e sistemático das habilidades de ler e escrever. A alfabetização vai além da habilidade mecânica de codificação e decodificação do ato de ler, abrange a capacidade de interpretar, compreender, estabelecerrelações com o real, ler dominando a mecânica de leitura e a relacionando simultaneamente com o pensamento, saber criticar e reproduzir conhecimento.

No conceito do letramento, a alfabetização ocorre quando parte da experiências da criança em seu ambiente para chegar ao conhecimento formal da linguagem, ensinando a ler e escrever considerando seu contexto social, ao mesmo tempo que torna o individuo alfabetizado e letrado. Nesta perspectiva o professor deve propor a leitura e a escrita de forma contextualizada, e de diferentes tipos de texto, permitindo ao aluno a usar diferentes usos da escrita no seu cotidiano, e de se inserir numa cultura letrada. O professor deve oferecer diferentes gêneros textuais e oportunizar a comunicação oral e escrita, além desenvolvera capacidade reflexiva e critica do educando.

Não se pode simplesmente generalizar diferenças entre fala eescrita, sem que antes se estabeleçam análisesentre os gêneros correspondentes. Para que se possa aprofundar este estudo será necessário trabalhar exaustivamente a diferença entre os tipos e os gêneros textuais. Para se chegarema esses tipos textuais é preciso trabalhar com critérios teóricos, já para estabelecer os gêneros basta partir do conhecimento que cada um tem de textos. Importante salientar que outro aspecto a ser observado, visando a uma comparação entre textos falados e escritos, é aquele relacionado aos fatores de, que orientam as escolhas linguísticas feitas pelo locutor (falante ou escritor), no momento da produção textual. Esses fatores associados ao desenvolvimento parecem fundamentais para que se estabeleçam os pontos de semelhança ou diferença entre fala e escrita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com