TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Por:   •  4/8/2015  •  Resenha  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

        O processo de alfabetização de uma criança (ou um adulto analfabeto) é inicialmente complicado para o educando, pois não atribuem até aquele momento sentido para aquele conjunto de letras. Ao longo dessa caminhada, há a construção do conhecimento, mas isto, não é uma tarefa simples.

        Magda Soares escreve a cerca desse processo, que muitas vezes é em alguns sentidos falhos e o estudante torna-se alfabético, mas não domina as habilidades de leitura e escrita necessárias para redigir e compreender um texto de forma satisfatória (analfabeto funcional). Mas por que isso acontece? Sabemos que o processo de alfabetização inicia-se desde que o bebê está no ventre de sua mãe, pois com algum tempo de vida ele já ouve e começa a ter contato com as primeiras palavras. Existem muitas mães que leem desde o momento uterino, conversam e brincam com seu bebê, outras infelizmente não usam dessa prática, mas a criança tem contato incontáveis  vezes com as letras e palavras até o momento onde é chegada a hora da intervenção do professor com atividades que estimulem ainda mais, para que ela comece a apropriar-se dos recursos da escrita.

        Os conceitos “alfabetização” e “letramento”, em outros países se dão de forma diferente, já no Brasil se funde e uma está sempre enraizada a outra, levando até a mistura destes. É um equívoco separar os conceitos, pois um leva ao outro. A criança, primeiramente se apropria do sistema convencional de escrita (alfabetização) e depois desenvolve habilidades necessárias para utilizar destes recursos (letramento) e há várias formas e atividades de estimular estes dois processos.  

É preciso lembrar que métodos hoje considerados tradicionais um dia foram inovadores e não simplesmente descartarmos, mas nos apropriarmos de mais conhecimento, pois cada criança necessita de uma intervenção pedagógica diferenciada e a tendência do radicalismo (utilizar de um recurso e desconsiderar outro) faz-se necessária a reinvenção da alfabetização, os dois processos ocorrem simultaneamente e precisam ser trabalhados e considerados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com