TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização aos 6 anos

Por:   •  20/10/2015  •  Resenha  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Desde o ano de 2010 onde ocorreram mudanças na legislação, as escolas tiveram que se adaptar ao novo formato da educação fundamental de nove anos onde as crianças devem se matricular já no primeiro ano do EF aos 6 anos de idade. Diante disto pensamos será mesmo que existe uma idade concreta para o ingresso da criança no ciclo do EF?

Se seguimos os estudos de Piaget, Vigostskii e Wallon, não há uma idade certa para o inicio da alfabetização, mas um período já que depende do amadurecimento cognitivo e motor da criança para a construção do conhecimento. A criança precisa ter este amadurecimento para acompanhar o que o professor tem a lhe ensinar. Porém sabemos que tomar decisão baseado nisto é impossível pois o desenvolvimento se dá conforme cada criança e todos temos ritmos diferentes. O objetivo da legislação é oferecer oportunidades na aprendizagem durante este período de escolarização assegurando que a criança ao entrar mais cedo no sistema de ensino, consiga adquirir um maior nível de escolaridade. Mas não podemos nos esquecer de que não depende somente do aumento do tempo na escola, mas do emprego deste tempo dentro dela ou seja o que fazemos com estes alunos para que tenham uma alfabetização eficaz. Sabemos que para as escolas da rede privada, não acrescentou muito pois o aluno já é preparado para a alfabetização e letramento desde os 5 anos de idade fazendo o período pré escolar. Mas a realidade em escolas publicas até então era bem diferente.Com a alteração na legislação o primeiro ano passou a ser o período pré- escolar,mudando somente a nomenclatura para o primeiro ano do fundamental.

A experiência que tive e pude observar é que os professores tem dificuldades no trabalho de alfabetizar pois falta clareza nos objetivos do que os alunos devem alcançar, perda da noção de terminalidade característica do sistema seriado e confusão da noção de continuidade e por conta disso, as escolas acabam repetindo o conteúdo no ano seguinte.

Diante do exposto sou a favor da ampliação do ensino fundamental de 9 anos desde que o tempo dentro da escola seja de qualidade onde as crianças saiam do ensino fundamental realmente alfabetizadas, mas o que me parece que a ampliação deste período não vem contribuindo para evolução dos alunos pois os professores encontram dificuldades em organizar a alfabetização de forma construtivista e em planejar as aulas de forma sequenciadas. A alfabetização deve estar atrelada a qualidade de ensino oferecida e a oportunidade efetiva de aprendizagem de leitura e de escrita de acordo com cada ciclo inicial da alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com