TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e alfabetização

Relatório de pesquisa: Alfabetização e alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  4.474 Palavras (18 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 18

Letramento e Alfabetização

INTRODUÇÃO

Levando em consideração as análises de Magda Becker Soares sobre letramento e alfabetização, essa diz que: “Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias” (Soares 2004).

Assim, é possível considerar que letrar é direcionar, conduzir a criança ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita, é inseri-la ao campo das letras em seu sentido e contexto social, é fazer com que a criança tome gosto pelo hábito de ler, e a alfabetização compreende a decodificação e assimilação dos signos lingüísticos; alfabetizar está em inserir a criança para a prática da leitura, ou seja, fazer com que se aprenda a ler.

Letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita.

E dentro dessa condição compreende-se que não basta apenas aprender a ler e a escrever, mas, sobretudo, adquirir competência para usar a leitura e a escrita, para envolver-se com práticas sociais de escrita.

Nesse contexto, faz-se necessário alfabetizar letrando, ou seja ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.

ESTAR ALFABETIZADO É...

“... dominar a estrutura silábica e saber decodificar. É escrever com independência e ter clareza daquilo que ele quer escrever. É quando a criança além de saber ler e escrever ela tem entendimento daquilo que ela está lendo e escrevendo, mesmo que não esteja conseguindo atingir todas as normas ortográficas, gramaticais, que se ela tem o entendimento daquilo que leu e escreveu, outras pessoas conseguem ter o mesmo entendimento, mesmo que contenha erros. É aquele que compreende o sentido das mensagens orais e também escritas, que utiliza a linguagem pra expressar seus sentimentos, suas experiências, suas idéias.”

Elaine Gomes

“... como adquirir uma bussola onde seu ponteiro esta direcionado ao caminho que levara o individuo a porta aberta para o conhecimento é ter todas as possibilidades ao seu favor, não há como negar que aquele que domina a escrita e a leitura tem mais chances de avanços e conquistas na sociedade do aquele que não a possui, por isso é preciso que em qualquer fase da vida as oportunidades sejam dadas para todos. ”

Joseni Almeida S Sacramento

“... ir além do mundo da escrita é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos em diferentes situações, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado. Significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos.

Letícia Moraes.

“... mergulhar em um mundo mágico, conseguindo relacionar o que leu e escreveu, criando e recriando. Estar alfabetizado é ser inserido na realidade em que o mesmo vive, entendendo o que está ao seu redor. Ter tudo como aprendizado, pois tudo é muito novo. Porque uma vez alfabetizado, esse processo será permanente, que vai se estendendo por toda vida.”

Rosemere França B. da Rocha

“... saber ler e escrever é dominar este recurso tão usado no nosso cotidiano. É ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, de produzir sons extraídos de uma escrita e escrever aquilo que lhe apraz. Estar alfabetizado é poder entrar em um mundo imaginário através da leitura, é se expressar através da escrita.”

Rosineide Luna de Oliveira

.

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Estar alfabetizado é poder ler e escrever e acima de tudo é uma conquista que proporciona liberdade ao indivíduo, pois a partir da concretização da alfabetização que se inicia com o processo de decodificação dos signos, passando pelo estagio de ajuntamento de silabas depois formação de palavras e frases e avançando para a leitura, chegando ao estagio da leitura e compreensão/interpretação do texto que pode dar ao individuo a possibilidade de interagir com a realidade e ter um maior envolvimento social concreto.

Estar alfabetizado é poder compreender no mundo atual e é uma necessidade ter uma boa alfabetização na vida da criança é muito importante para o seu desenvolvimento social, pois quando a criança começa a ler e escrever, ela se sente maravilhada e começa a ler tudo que vê, a alfabetização possibilita ao individuo ter uma melhor compreensão do que esta a sua volta.

O processo de alfabetização é uma experiência única na vida de uma pessoa, e cada um possui uma evolução diferente, uns mais rápidos outros mais lentos, e o conhecimento de mundo é muito importante no processo de alfabetização, onde a criança utiliza as suas experiências diárias no desenvolvimento desse processo de aprendizagem que é a alfabetização, o educador precisar estar preparado para lidar com as diferentes experiências do aluno que possa trazer, pois estas afetam diretamente tanto de maneira positiva como negativa no desenvolvimento da alfabetização.

A alfabetização é um marco na vida do ser humano, não só na infância, na verdade em qualquer fase da vida é um conquista se tornar alfabetizado há pessoas que não tiveram a oportunidade de ser alfabetizada na infância e quando alcança essa possibilidade na idade adulta vive emoções tão intensas quanto uma criança que passou pelo processo.

Apesar das discussões sobre o ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais é possível notar as concepções de ensino nas quais fundamentam suas práticas. Assim sendo alfabetizar é decodificar a língua escrita, enquanto letrar é usar a língua escrita em várias situações e práticas sociais. Diante de toda pesquisa realizada é possível comprovar que se possa alfabetizar letrando,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com