TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As mudanças da última década

Por:   •  21/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

As mudanças que ocorreram [pic 1]

na última década

Renata Ribeiro Inácio

        Conforme vimos no texto na perspectiva do conceito de inovação, estamos atentas à ideia de que o grau de dissidência mede o grau de inovação (Santos, 1998), mas também não consideramos que uma mudança seja por meios tecnológicos ou de metodologias, se constitua em inovação.

        Entretanto, é certo que o grau de insatisfação está gerando uma necessidade de mudança no cotidiano da sala de aula, que vem impulsionando dentre alguns professores uma primeira tentativa de fazer diferente, de ir em busca de novos desafios.

        Partem de uma perspectiva de algo novo, como uma completa mudança de paradigma, ou, como algo que foge do tradicional. Alguns professores referiram-se às práticas inovadoras na direção de que inovar é fugir da aula comum, tem que ser diferente, tem que chamar atenção.

        Porém, tanto pelo que temos observado como pelos dados analisados, entendemos que o uso de computadores em sala de aula está inserido na compreensão de mudanças metodológicas, pois não encaminham para outra perspectiva de compreender o conhecimento. Os meios computacionais, na maioria das vezes, servem para que o aluno possa aplicar o conteúdo ensinado para resolver problemas propostos pelo professor. Um dos professores afina com a posição de que nem sempre o uso de tecnologias resulta em processos inovadores, eles são, apenas, fontes de informação. Nesta direção, ser inovador traz mudança em alguns aspectos do que já existe, conserva referências do existente, mas implica ir mais adiante uma vez que dá relevância ao que já é feito. Dessa forma os entrevistados destacam a importância do protagonismo, da oportunidade de avançar, descobrir novos caminhos, na procura de um novo processo de ensino e de aprendizagem.         A inovação passa a ser comparada à mudança das formas metodológicas no trabalho docente, complementação de métodos e processos. Percebe-se um movimento para além de mero fazer diferente, introduzindo um pensamento sobre outras formas de trabalhar, mas procurando, especialmente, trazer uma compreensão do avançar para adiante da mesmice e que fazer sem sentido. É importante fazer diferente para que alunos diferentes aprendam da melhor maneira possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com