TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos do ensino superior no campo da educação na província de Quanza Sul

Monografia: Aspectos do ensino superior no campo da educação na província de Quanza Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Monografia  •  4.437 Palavras (18 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUCÃO

A formação no ensino superior, isto é no ensino superior de ciências em educação na província do Kuanza-Sul onde fiz parte ao longo dos três anos académicos até atingir a qualificação do grau de bacharelato, foi de árduo trabalho tanto na aquisiçao de conhecimentos, como na forma de adaptação ao sistema.

O espírito de entrega, de coragem bem como a tolerância dos docentes foi possível tornar acessível o longo processo de ensino-aprendizagem, não se obscura o leque de conhecimentos que estes possuem, o que permitiu de certo modo capacitar e abrir nas mentalidades dos estudantes face ao mundo da pesquisa que está em constante mutação.

Para chegar a uma etapa só foi possível graças ao sacrifício, honestidade e entrega total dos estudantes que não tiveram olhrar nas dificuldades sociais ou físias para responder e corresponder as exigências do ensino de alto nível, desta feita, esta lançado o estudante para novos objectivos e comprimissos sociais.

Em todo espaço e tempo, a formação nunca foi adquerida facilmente. Por essa razão, os conhecimentos adquiridos permite-nos uma inserção assídua e completa dentro das chamadas ciências da educação, no que toca principalmente ao processo de ensino-aprendizagem, porque atravéz deste poderemos enfrentar e propôr a resolução de novos problemas que o sistema educativos nos apresenta dia pois dia.

As ciências não nos dão tudo, porém, elas nos dão o necessário, o fundamental, aquilo que constitui a base, para a resolução de problemas.

Estado actual da formação

A interacção é um dos aspectos que contam para o bom desenvolvimento do fenómeno “aprendizagem”, possibilitando para o melhor aproveitamento durante a formação.

Contudo dou graças por atingir este grau de bacharel em ciências de educação opção psicologia.

Devo também dizer que, durante estes três anos de formação houve muita dedicação nos estudos, os conhecimentos foram apreendidos, visto que serão usados por toda vida.

Tambem dizer que o executivo está fazendo um esforço titanico uma vez que agraciou-nos com uma imponente extrutura – a nova intalação do isced – no dia 28 de Agosto de 2012.

Objectivos da formação realizada

O ISCED como a própria sigla indica Instituto Superior de Ciências de Educação, tem como objectivos e atribuições, desenvolver de acordo com a legislação em vigor, a todo um processo que conduz os formandos a uma consistência basilar que permite o seguinte:

• Desenvolvimento da formação pessoal e social dos futuros educadores e professores de Psicologia, de modo que estes possam leccionar no ensino geral e médio isto é tendo o Curso de Bacharelato e Licenciatura;

• Proporcionar a interiorização de atitudes e valores deontológicos aos formandos para que através da formação e conhecimentos adquiridos lhes seja indispensável na sua área de actuação;

• Dominar a formação de conceitos de Didáctica, uma vez que esta é a ferramenta fundamental para o processo de ensino-aprendizagem;

• Ter o domínio e saber utilizar os aspectos fundamentais de investigação científica em Psicologia e Educação fundamentalmente;

I - MARCO TEÓRICO

No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo.Todo o processo de ensino-aprendizagem leva-nos aliar a teoria com a prática, fazendo com que este tenha uma visão analítica com base na observação da realidade global ou geral de um assunto a ser ensinado, cumprindo com os métodos e normas de ensino.

As habilidades cognitivas, afectivas e motoras só são adquiridas se nos engajarmos a estudar e a dar continuidade com a investigação cientifica.

1.1- DESCRICÃO DAS ACTIVIDADES REALIZADAS

Durante o trénio desta importante jornada foram realizadas várias actividades extra-escolares das quais tive uma participação activa, nomeadamente:

• Baptismo dos caloiros referntes aos nos 2011, 2012 e 2013;

• Palestra sobre o dia 04 de Abril dia da Paz, organizada pelo ISCED no anfiteatro;

• Defesa de fim de curso de licenciatura na especialidade de Matemática e Psicologia;

• Participação no torneio de futebol 11;

• Visita ao Museu das Forças Armadas Angolanas;

• Aula prática de Psicologia na Escola do Ensino especial do sumbe com o professor Toledo;

• Outras actividades realizadas no nosso curso.

Fazem parte do currículo do curso de bacharelato neste Instituto Superior de Ciencias de Educação um total de trinta e tres (33) cadeiras das quais quinze (15) anuais e dezoite (18) semestrais repartidos em tres (3) anos lectivos as quais passo a transcrever:

1º ANO ACADÊMICO (2011)

CADEIRAS FREQUÊNCIA DOCENTES

Psicologia Geral Anual Lic. Marcelina da Fonseca e Lic. Luis Toledo no primeiro e segundo trimestre respectivaente.

Pedagogia Geral Anual Lic. Joaquim Luis

Filosofia Geral Semestral Padre Joaquim Gonsalves Matias

Historia da Psicologia Anual Msc. Amílcar Evaristo no primeiro trimestre e Lic. Hugo Sousa no segundo Trimestre.

Metodologia Investigação cientifica Anual Phd. Amélia Sacongo

Lógica Semestral Padre. Joaquim Gonsalves

Anatomia e Fisionomia Humana Semestral Dr. João Anacleto

Informática Anual Dr. Emilio Soler

Inglês I Anual Lic. Ana

Lingua Portuguesa I anual Dr. Rosa Vide

2º ANO ACADÊMICO (2012)

CADEIRAS FREQUENCIA DOCENTES

Didáctica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com