TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do pesquisador

Seminário: Características do pesquisador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Seminário  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  5.461 Visualizações

Página 1 de 2

Características do pesquisador:

Alguns atributos pessoais são desejáveis para um bom pesquisador. Para Gil (1999), um bom pesquisador precisa, além do conhecimento do assunto, ter curiosidade, criatividade, integridade intelectual e sensibilidade social.

Tendências e Preferências Pessoais:

O pesquisador deve escolher um assunto correspondente ao seu gosto pessoal que sejam preferencialmente na sua área de atuação.

Relevância da pesquisa:

Procurar assuntos cujo estudo e o aprofundamento possa trazer à contribuição efetiva para o próprio amadurecimento cultural, contribuir para esclarecer melhor o problema ao corrigir uma falsa interpretação ou aprimorar a definição de um conceito ambíguo. Tais ações visam ao aprofundamento sobre o tema dado sua relevância pelo conteúdo e pela sua atualidade.

Especificação de um tema:

Limitar um tema específico, o mais restrito possível. Evitar que o trabalho trate de muitos assuntos. Depois de escolher a área/tema, busque a localização de um ponto bom para ser explorado. Procurar definir circunstância, tempo, espaço e área.

Conforme Traldi; Dias (2009), após a escolha de um tema, o pesquisador deve, necessariamente, formular um problema de caráter cientifico/ acadêmico e, neste momento, tentará responder a primeira indagação: O que fazer?

É uma listagem obrigatória das principais divisões, seções e outras partes de um documento refletindo a organização e a grafia da matéria no texto. Suas partes devem ser acompanhadas do(s) respectivo(s) número(s) da(s) página(s). Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumário completo do trabalho conforme a NBR 6027:2003.

OBSERVAÇÃO: Não se deve confundir sumário com índice, listas ou resumo. Segundo a NBR 6027 (2003) o índice é uma “lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto, tais como datas, ilustrações, exemplos etc., na ordem de sua ocorrência”.

Há algumas observações para compor o sumário:

1. Não se devem incluir elementos pré-textuais, com exceção do prefácio;

2. Deve indicar a numeração dos capítulos e suas divisões, o título de cada parte e a respectiva paginação (página inicial do capítulo ou parte, páginas extremas ou páginas em que se distribui o texto);

3. Os indicativos numéricos dos capítulos, seções e outras partes do texto representados no sumário devem ser alinhadas à esquerda conforme a Norma de Numeração Progressiva das Seções de um Documento Escrito – NBR 6024:2003;

4. Para documentos em mais de um idioma, aconselha-se elaborar um sumário para cada idioma inserindo-os em páginas separadas;

5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com