TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Tornar as Aulas Mais Atraentes

Por:   •  29/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.438 Palavras (10 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 10

VIVÊNCIAS EDUCATINAS

Como Tornar as Aulas Mais Atraentes

Agda Brandão Volpato Mello¹

Renata Ceolin Caetano¹

Veridiana Soares Maragno¹

Maria do Carmo Medeiros²

        

RESUMO

A aprendizagem depende de fatores variados, como a criatividade, o interesse, motivação de ambos, alunos e professores, é necessário também de um ambiente de ensino favorável para conquista do conhecimento. A prática usada por muitos professores ainda são os métodos tradicionais de ensino, o que talvez possa não beneficiar a aprendizagem por senso autônomo e critico. A partir desse pressuposto, ficou entendido que aulas criativas, atraentes e inovadoras são de externa importância no favorecimento do processo de ensino aprendizagem, pois é mais fácil aprender de forma prazerosa, estimulante e lúdica. É desafiador ter que acompanhar o currículo escolar e fazer com que esse planejamento se cumpra, com aulas que sejam atraentes aos alunos. Atuando na área da Educação o docente tem que estar sempre se inovando e buscando conhecimento para os planejamentos que apliquem o seu conhecimento e entendimento de cada criança, como ser único e que tem sua própria visão do mundo. Sendo assim, esse trabalho vem pautar o papel do ensinar no contexto escolar, a necessidade de mudanças nos métodos de ensino, abrindo espaço para compartilhar conhecimentos entre alunos e professores, e não mais tendo apenas o professore como detentor de todo o saber, compreendendo o aluno em um contexto de cultura e sociedade, numa relação onde o aluno é formador dos próprios conhecimentos.

Palavras-chave: Planejamento. Aulas Inovadoras. Aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema principal, vivencias educativas, no qual será abordado a importância de tornar as  aulas mais atraentes, formas de levar conhecimento de maneiras que os alunos aprendam e se interessem nas aulas, o as mudanças em sala de aula e também a importância do planejamento para um desempenho satisfatório dos alunos.

Entendendo que o planejamento é um equipamento que sustenta o docente em sua prática pedagógica, e que trás possibilidade de uma organização de seus métodos e conteúdos a serem desenvolvidos em aula, compreendendo também que o planejamento é necessário para o desenvolvimento dos alunos, possibilitando vitória no processo de ensino aprendizagem. Assim sendo, é necessário que a escola tenha organização curricular, com planejamento eficiente e processo de avaliação compatível com o conteúdo aplicado, sendo um processo descomplicado, necessário e adequado a aprendizagem do aluno.

No que concerne ás salas de aulas criativas, embora não pareça diferente, mas são sim diferentes, elas entregam um ambiente no qual o aluno terá possibilidade de expressar suas idéias, podendo assim estimular problemas com soluções inovadas, aprendendo assim de forma eficaz e competente.

 O uso de novas tecnologias junto ao conteúdo a ser aplicado, é forma de estar em contato com essa geração, fazendo uso dos recursos que são disponibilizados para eles, que já nasceu em conato com a tecnologia, fazendo o ensino aprendizagem ser mais eficiente e produtivo. Mesmo sabendo que o rendimento do aluno pode ser comprometido com uso inadequado dessas tecnologias, ao ser usado com especificidade e definições, tem a capacidade de proporcionar que os alunos interajam entre si e colaborar no processo ensino-aprendizagem dos alunos.

Analisar como um bom planejamento trás benefícios para um ensino de qualidade e criativo, e as praticas de ensino-aprendizagem inovadoras, para garantir a atração dos alunos nas aulas são os principais objetivos dessa pesquisa.

Para a elaboração desse paper,  foi realizada pesquisa bibliográfica em diversos materiais que abrangem a temática, como livros, sites, revistas cientificas e outros materiais.

Paper composto pela introdução, fundamentação teórica, materiais e métodos, resultados e discussão e conclusão, os mesmos irão demonstrar maneiras de tornar as aulas atraentes para os alunos através de um planejamento eficaz e aulas inovadoras.  

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O ensino tradicional criou fortes raízes na educação, com pontos positivos, que são aplicados até hoje, mas se baseando em verdades impostas, onde o professor é o detentor de todo o saber, onde só ele transmite o conhecimentos e os alunos eram apenas ouvintes, tendo que aprender através da memorização. Conforme Moreira (1999), temos que recusar o papel de somente transmissores de conhecimento e passarmos a conceber os indivíduos como elaboradores do saber, mas que necessitam do professor como mediador.  

Por longos tempos o professor foi à principal fonte de informação, mas com o avanço das tecnologias, a facilidade de acesso as informações por parte dos alunos, o professor deixou de ser o detentor e passou a ser o mediador do saber. Segundo Chas (2014, p.96) “O professor tem que ser o responsável pela mediação entre o conhecimento escolar e as experiências originárias do cotidiano dos alunos, as quais devem ser aproveitadas no processo de ensino aprendizagem.”

O planejamento pedagógico é entendido como instrumento que auxilia na pratica pedagógica do professor, possibilitando a ele organização dos conteúdos a serem desenvolvidos com os alunos em sala de aula.

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino aprendizagem e deve ter, sempre qualidade e intencionalidade. É uma tarefa que envolve tanto professores quanto diretores e coordenadores pedagógicos, enfim, todos os profissionais da área da educação pertencentes à escola. Alem disso, é um meio para programar as ações docentes e um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. (TRINDADE, 2013)

Ainda conforme Trindade (2013) ao realizar o planejamento das aulas o professor antecipa de forma correta e organizada as etapas para concluir o processo de ensino aprendizagem.

Analisar sobre o planejamento é de total importância para entender melhor a relação que existe entre a teoria e a prática. Para a realização de um planejamento efetivo o professor tem que possuir muito conhecimento para um bom embasamento teórico para o exercício da prática educativa. Infelizmente ainda encontram-se muitos professores com dificuldades em planejar as aulas, pelo fato de não ter formação teórica, para entender a grande importância de planejar em sua pratica pedagógica. É de suma importância também que o professor tenha conhecimento sobre a realidade que vivenciam seus alunos, para a elaboração de um planejamento o qual promova as intervenções necessárias para que seu aluno supere seus limites e dificuldades, e o professor tenha evolução em seu desempenho. Esse planejamento uma vez sendo criativo e atraente ao aluno, só trará beneficio no objetivo final do professor que é a aprendizagem integral do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (383.1 Kb)   docx (278.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com