TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comostec

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.313 Palavras (10 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

FERNANDA

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

                              ESTUDO DE CASO - COSMOTEC

[pic 3]

Santa luzia

2015

FERNANDA

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

                              ESTUDO DE CASO - COSMOTEC

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  [Gestão por competências e do conhecimento, Empreendedorismo, Planejamento de Carreira, Seminário V].

Prof. Ana Céli Pavão , Rinaldo J.B.Lima, Marilucia Ricieri, Edinei Suzuki.

Santa Luzia

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................04

DESENVOLVIMENTO......................................................................11

CONCLUSÃO.................................................................................12

BIBLIOGRAFIA...............................................................................14

INTRODUÇÃO:

A competitividade demanda um compromisso cada vez maior com a qualidade na gestão, e o investimento no conhecimento, nas competências e habilidades dos colaboradores configura grandes oportunidades e desafios nesse ambiente, e ainda agrega valor às organizações

A partir do material pesquisado, o estudo cosmotec teve como objetivo analisar o modelo de gestão da empresa e várias oportunidades que a mesma teve e acompanhou no momento de sua criação.

Com a globalização crescendo a cada dia mais, as empresas e as pessoas devem a cada dia investir em suas carreiras, dando ênfase em buscar conhecimentos e sempre estar abertos para o novo, pois ele acontece em todos os momentos da vida e principalmente no mundo corporativo.

Diante de tudo vamos aos conceitos de alguns temas: Vamos começar pela gestão do conhecimento, que é a capacidade de gerenciar, descobrir o novo , classificar, captar , criar, multiplicar  e distribuir tudo que sabe, pois com todos estes adjetivos podem vim muito a contribuir para a organização que se pretende montar ou inovar. Segundo (DRUCKER, 2000). “Ela é um meio de sistematização para documentar as experiências de sucesso e compartilhá-las, reutilizando-se do conhecimento adquirido evitando assim ser retrabalhada”.

E o conhecimento nunca é demais, ou seja ele só vem para acrescentar no meio organizacional.

Já a gestão por competências veio para ajudar o cenário empresarial.Pois representa tentativas a resposta, a necessidade de superação diante de tão grande globalização, diferenciação e inovação contínua, pois é a criação do conhecimento.

Pois a mesma é uma metodologia de orientação empresarial para o mercado e para o cliente, voltada para o desenvolvimento  e a capacidade dos profissionaiss das equipes das empresas. Pois a mesma representa a informação estratégica que ajuda no desenvolvimento profissional da organização seguindo um caminho correto.

Empreendedorismo: Podemos descrever como sendo o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao desenvolvimento de um projeto (técnico, científico, empresarial). Esse deve ser originado do termo empreender que quer dizer realizar, fazer ou por em prática. É a pessoa que apresenta determinadas habilidades e competência para desenvolver, criar, abrir e tocar um negócio, gerandoresultados positivos.

 As grandes empresas atuam com elevada criatividade, com capacidade de organização, planejamento, com responsabilidade, com capacidade de liderança, habilidade para trabalhar em equipe, com visão de futuro e coragem para assumir riscos, no interesse em buscar novas informações, soluções e formas inovadoras para o seu ramo de negócio; e um dos pontos essenciais é a persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas); saber ouvir as pessoas, e ter facilidade de comunicação e expressão. O empreendedorismo é o princípio básico para a geração de riquezas dentro de um país, este promove o crescimento econômico e melhora as condições de vida de uma população.

Planejamento de Carreira: Podemos afirmar que os fatores de motivação e de ambientação do colaborador na organização, contribuem para que o colaborador tenha o enfoque direcionado dos seus objetivos pessoais e organizacionais, estabelecendo a interação entre conhecimento, habilidade e atitude. Delineia de forma precisa em que a empresa pretende investir no futuro e como deverá executar sem correr riscos. Deve ser planejado de forma concisa de como tudo irá acontecer com a empresa em um determinado período. Isso está vinculado à programação de carreira estabelecida pela organização, e a ascensão dos colaboradores de forma eficaz e eficientes, aliado ao seu trabalho profissional e avaliado através de critérios definidos previamente pela empresa

OBJETIVOS:

O principal objetivo é o conhecimento teórico da disciplinas  do semestre, o estudo do caso da empresa Cosmotec, falar da competente gestão da mesma, como agiu diante do empreendedorismo,  como foi a politica de carreira dos seus colaboradores.

Será falado sobre a empresa na hora de emprender, o que houve de criatividade, a persistencias dos donos.Ou seja analisar a empresa como um todo.

DESENVOLVIMENTO:

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E DO CONHECIMENTO

Vamos inciar  falando um pouco de Marly Massumi Yalima e Luciano Fagliari, dois jovens sonhadores, filhos de imigrantes, se conheceram no curso de Farmácia da USP, em Ribeirão Preto, e logo se tornaram namorados, isso no ano de 1981. Concluíram juntos, o curso em 1984 se casaram em 1986 e logo tiveram uma filha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com