TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edagogia

Por:   •  3/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]

CÁTIA REGINA LEMOS DA SILVA, RU: 829926

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ALFABETIZAÇÃO

VENÂNCIO AIRES

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 2]

CÁTIA REGINA LEMOS DA SILVA, RU: 829926

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio de Supervisionado – Alfabetização, no curso de Pedagogia a Distancia da Faculdade Internacional de Curitiba

Tutor Local: Liege Maria H. O. Martins

Centro Associado: C. A. A. Cemuc

VENÂNCIO AIRES

2014

SUMÁRIO[pic 3]

INTRODUÇÃO        3

2         5

2.1 Concepção Pedagógica da escola estagiada        5

2.2 Caracterização dos espaços de observação        6

2.4 Caracterização das profissionais que atuam na escola estagiada        7

2.5 Caracterização da turma estagiada        7

2.6 Perfil do professor observado durante o Estagio Supervisionado        8

2.7 Descrição das aulas assistidas        8

2.8 Descrição das atividades de avaliação observadas        9

PLANO DE AULA        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório constitui um resumo de observação feito em uma escola de ensino fundamental com o objetivo principal de observar e relatar como é o regimento desta instituição quanto os conteúdos, metodologias, o trabalho pedagógico, os relacionamentos existentes dentro do ambiente escolar, e tudo que envolve a organização de processo educativo.

Este estágio supervisionado ocorreu no período de 27/10/14 a 31/10/14, concluído 20 horas, envolve-se neste espaço de tempo, a localização da escola vista para solicitação de estagio, leitura do PPP da escola e entrevista com a pedagoga responsável para retirar duvidas e curiosidades, mas demais horas teve observação das aulas ministradas pela educadora titular da turma e/ou participação de docência por parte da estagiária se houver solicitação da professora para a aplicação do plano de estagio.

Este estágio foi realizado no Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, pela acadêmica de pedagogia Cátia Regina Lemos da Silva.

Seguindo ao plano de estudo da instituição acadêmica, os objetivos do estagio supervisionado são: Contextualizar a teoria estudada com a pratica docente e as metodologias de ensino utilizados nas séries iniciais  do Ensino Fundamental;

- Refletir sobre o papel do docente frente a situações adversas do cotidiano escolar;

- Ampliar a percepção da relação de professor e aluno frente aos desafios e possibilidades do contexto escolar;

- Verificar e analisar a ação pedagógica refletida na ação docente do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Um estágio supervisionado proporciona ao acadêmico uma visão pratica da realidade escolar, onde a partir de pesquisas teórica realizada atividades prática, desempenhando suas habilidades, criatividades, sendo assim, o estágio supervisionado oportuniza um crescimento tanto pessoal quanto profissional, adquirindo novas experiências e construindo futuras atitudes pedagógicas, Buscando enfrentar desafios posteriores a licenciatura que está estudando, enxergando tanto no comportamento dos alunos e demais profissionais que compõem a esse contexto.

Durante esse período de estagio adotou-se como metodologia uma busca de informações através da utilização de livros para fundamentar a pesquisa bibliográfica  e através da observação participava, o estagio assumirá fonte de pesquisa e investigação, questionamento, interpretado e analisando os dados coletados, propondo soluções para algum fato relevante ali encontrado.

No relatório estágio supervisionado abordado os seguintes itens: - Identificação da escola estagiada, concepção pedagógica, caracterização da sala de aula estagiada, professores da turma estagiada, caracterização da turma estagiada,  descrição de uma aula acompanhada e das atividades de avaliação observadas, um plano de aula, considerações finais e por fim referencias bibliográficas.

2  LER E ESCREVER :O INICIO DA VIDA ESCOLAR

2.1 Identificação da Escola Estagiada

O Estágio supervisonado situa-se na Rua Jacob Becker, número 745, no Bairro Centro , CEP 95800-000, localizada na cidade de Venâncio Aires, no estado do Rio Grande do Sul. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (51) 3741-1830 e do e-mail coopeva@brturbo.com.br.

Contando com 8 horas aulas diárias, 4 horas manhã  4 horas tarde, tornando assim uma instituição que oferece turno integral aos seus alunos.

Integrando ao atendimento em anos iniciais no ensino fundamental e anos finais no ensino fundamental.

A instituição atende um total de 450 alunos onde alguns alunos encontram-se em processo de inclusão, porém, sem um numero preciso.

O presente estágio realizou-se no período de 27/10/14 a 31/10/14 no período matutino onde observou-se uma turma de 1º ano de ensino fundamental.

2.2 Concepção Pedagógica da escola estagiada

“O problema na Escola não se resolveria simplesmente mediante a mudança curricular ou dos métodos; o problema também não era simplesmente ligado aos professores, mas a toda SOCIEDADE. A crise da escola não seria resolvida, enquanto a  sociedade não colocasse a educação como um problema seu, como algo efetivamente imperativo”.(Antônio Grasmci)..

Uma sociedade é feita com bases sólidas, com uma práxis entendida como processo em que os indivíduos constroem, conscientemente, tendo como fim alcançar a participação plena. Uma sociedade com prática política em que agentes de forma intencionada e consciente busquem transformar as relações de poder vertical e autoritário. Nesta perspectiva, entendemos a escola como um espaço privilegiado na construção de “horizontes possíveis”.

Queremos construir uma sociedade:

- Democrática;

- Igualitária;

- Que priorize a educação para todos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com