TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino Superior

Seminário: Ensino Superior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Seminário  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

O Ensino Superior é bem debatido e possui algumas linhas de convergências em alguns pontos.

Ponto Positivo: O ensino superior no Brasil possui superioridade comparando-se com outros países da America Latina em relação á construções, laboratórios e parques de computadores,

Ponto Negativo: No entanto, a qualidade do aluno que sai do Ensino Fundamental é baixa.

Ponto Positivo: Cada vez mais, o curso superior é uma formação de caráter geral.

Ponto Negativo: No entanto, cada vez menos os graduados exercem a profissão que consta no diploma.

Ponto Positivo: Alunos academicamente mais sofisticados e recursos para financiar os custos correspondentes.

Ponto Negativo: No ensino privado, a pesquisa é impossibilidade econômica, pois as mensalidades para manter alguns poucos professores em tempo integral são proibitivas para a maioria dos alunos.

PÓS GRADUAÇÃO

Ponto Positivo: Este é o ensino mais bem sucedido no Brasil, incluindo expansão acelerada e bom nível de qualidade, por este motivo são necessárias menos intervenções.

Ponto Negativo: Necessidade de programas mais profissionalizantes, inclusive para formação de professores com perfis menos voltados para a pesquisa.

Ponto Positivo: Mesmo não fazendo pesquisas, uma boa formação academica pós graduada, centrada na pesquisa, é uma boa base para s tornar um professor.

Ponto Negativo: Ainda não temos um verdadeiro mestrado profissional, pois as exigências de titulação de tempo integral e de programas de pesquisa fazem com que os mestrados profissionais sejam pequenas variações do mestrado acadêmico.

Os aspectos positivos ainda superam os negativos, pois é fácil observar o crescimento da demanda ao acesso de alunos ao ensino de nível superior, porém infelismente este aumento do números de vagas ainda não foi suficiente para reverter o fenômeno chamado “ Efeito Funil” ( de cada 10 alunos que ingressam não mais que 2 concluem o curso 4 anos depois), podemos afirmar ( devido á pesquisas realizadas) que uma das principais razões deste fenômeno ainda existir é a ordem econômica, ou seja, muitos alunos ainda possuem uma grande dificuldade em arcar com as mensalidades e outras despesas ao longo do curso.

Quanto á pós graduação ainda há necessidades para a melhoria.

É preciso concentrar mais foco da pesquisa aplicada e voltada para o desenvolvimento tecnológico criando incentivos mais atraentes ás áreas profissionais, focalizando esforços em assuntos que despertem o interesse das empresas e da sociedade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com