TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrvista

Por:   •  19/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

 SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGÓGIA

CLERISTON SOUZA DE CASTRO

PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE EM SALA DE AULA

Ibotirama-BA

2015


CLERISTON SOUZA DE CASTRO

PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE EM SALA DE AULA

Trabalho apresentado ao Curso de pedagógia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas - Psicologia da Educação; Educação, Sociedade e Praxis Educativa; Politicas Públicas na Educação Basica; Teorias e Praticas do Curriculo: Pratica Pedagogica Interdisciplinar: escola e sociedade; Seminário Interdisciplinar II Sob orientações dos professores: Regina Celia Adamuz; Wilson Sanches; Lucy Mara Conceição; Mari Clair Moro Nascimento; Luciane Bianchini; Fabiane Thais Muzardo. Como requesito parcial de notas.

Tutor eletronico: Maisa Saviski Maler

Tutor de sala: Renilma Maria dos Santos Rego

Ibotirama-BA

2015


PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE EM SALA DE AULA

A prática pedagógica é entendia como uma ação do professor em sala de aula. Neste texto mostra o perfil do profissional, a técnica utilizada em sua prática em sala de aula, processo de avaliação, as políticas públicas da educação e a relação da prática desse profissional com alguns teóricos da educação.

O professor que entrevistei tem 33 anos, graduado em Pedagogia, pós-graduado em Psicopedagogia, atua na educação há 12 anos, com uma jornada de trabalho de 60 horas semanais, 20h no ensino fundamental I, 20h no Fundamental II e 20h no ensino Médio.

Diante da abordagem técnica utilizada na sala de aula e a prática pedagógica o docente afirma que ensinar vai além de passar os conteúdos. A escola deve considerar também as necessidades emocionais e sócias de seu público.

A forma de ensinar - além de deixar bem claro o que pretendo alcançar com cada conteúdo, acredita que ensinar é considerar as especificidades de cada aluno e tentar com muito afinco diferenças dentro da igualdade. É mostrar que cada momento é importante e que tudo que se aprende venha a ter importância no dia a dia.

Quanto ao aprender - além do prazer que nos dá, aprender é alcançar algo e ir sempre além do mesmo de maneira mais fácil. É também, construir significados relativo ao que “nos” foi ensinado.

Em relação ao avaliar - é um ato continuo que se dá durante o processo de ensino. E o professor avalia para que tenha uma noção se os conteúdos foram assimilados, bem como verificar se as metodologias adotadas surtiram efeitos, podendo dessa maneira avaliar a sua prática docente. Os alunos são avaliados de maneira natural e continua observando “comportamento” e atitudes que se dá na interação entre os educandos e individualmente durante o processo de ensino, transformando em critérios para obtenção de notas bem como redirecionar a minha prática educativa. Quanto ao feedback atribuo sim aos meus alunos. O feedback é uma resposta avaliativa que o professor costuma atribuir através de comentários sobre o desempenho, informações, comportamento deles em sala de aula, também comunico do interesse de cada um, em desenvolver as atividades em sala de aula, ou seja, o aluno sente-se motivado quando o professor incentiva, elogia seu trabalho, ele se sente bem e desperta vontade de melhorar cada vez mais.


Com base nas temáticas abordada nesse semestre pude perceber que todas as discursões está relacionado com as vivencias pedagógicas mencionada no ambiente escolar, e é possível associar com algumas ideias do docente entrevistado em relação a sua prática, onde posso destacar a comunicação e linguagem, tipos e estrutura textual, o social e emocional da personalidade e os processos educacionais. Ressaltando ainda as contribuições das concepções teóricas contemporâneas da Psicologia da Educação para o processo de ensino e as dificuldades de aprendizagem.

Ainda discorrendo destaco os processos econômicos, políticos, sociais e culturais da relação entre o homem e a sociedade, desenvolvendo no aluno, conhecimento crítico, necessários para a compreensão da complexa rede de relações existentes em nossa realidade.

Diante do exposto posso afirmar que para promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola é necessário que a mesma cumpra sua função de facilitar o acesso ao conhecimento e promover o desenvolvimento de seus alunos, é preciso que todos estejam de acordo sobre a maneira como se desenvolve o processo de ensino aprendizagem.

Cumpre ressaltar que a legislação no âmbito da educação representa um conjunto de preceitos legais, voltados para a educação escolar nos níveis da educação básica e superior. Podemos considerar que tivemos um avanço que propiciou mudanças significativas na legislação educacional com a promulgação da Constituição de 1988, possibilitando a elaboração da legislação atual, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas regulamentações propostas em seus artigos constitucionais. Estas desencadearam o estabelecimento de diretrizes para educação no Brasil, o que significou avanços para os setores progressistas em defesa do ensino público e gratuito. Cabe salientar a necessidade do cumprimento dos mecanismos legais previstos nas leis e a reavaliação das contradições e dubiedades dela, sendo que as políticas necessitam de um tratamento equânime, assim como uma efetiva redistribuição de poder pela união, estados e municípios.

Todo mundo espera que a escola faça a diferença na vida de seus alunos. Isso quer dizer que queremos que todo estudante saia da escola diferente de como entrou nela. Que saiba mais sobre si e sobre o meio físico e social; que pense a respeito da realidade a sua volta; e que consiga discernir, no ambiente em que vive, o justo do inaceitável, agindo de maneira coerente e consequente. Esse é o motivo


pela qual se procura uma escola que promova o desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral de seus alunos. Para que isso ocorra, a equipe escolar, liderada pelo diretor, deve perceber como se dão as relações entre desenvolvimento e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com