TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estações do ano

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PLANEJAMENTO DE AULA

ACADÊMICOS: BEATRIZ PASSOS

                            JHONATAS ANDRADE

03/03/2015

TEMA DO GRUPO: AS QUATRO ESTAÇÕES

TEMA DA DUPLA: OUTONO

1° Atividade: (Natureza sociedade e matemática)

Iniciaremos a aula com uma roda de conversa explorando os conhecimentos prévios dos alunos sobre as estações do ano, fazendo perguntas como: quais são as estações do ano? O que acontece durante as estações (primavera, outono, inverno e verão). Logo em seguida vamos utilizar uma caixa surpresa contendo frutos e pediremos que deixem os objetos expostos no meio do circulo para que seja feita a contagem dos mesmos.

2° Atividade: (Linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática)

Faremos a leitura de um fragmento de um texto informativo destacando as características do outono, em seguida propor aos alunos jogos de memória com imagens da respectiva estação.

Materiais a serem utilizados: texto informativo, confeccionado em sulfitão jogo de memória confeccionado com papelão e imagens impressas.

Hora do lanche

3° Atividade (artes visuais)

Nós acadêmicos juntamente com os alunos iremos realizar a construção de um painel representando uma paisagem de outono sempre destacando quais são suas características. A elaboração desse painel será construído pelos alunos, porém, com o auxilio de nós professores. Somente o tronco da árvore será confeccionada fora de sala de aula.

Materiais utilizados: papel madeira, folhas secas, amareladas e avermelhadas, o tronco de uma arvore feito de papelão, tesoura, cola, fita crep, modelos de folhas impressas, giz de cera.

4° Atividade: (Natureza e movimento)

Levaremos gravuras que representem algumas situações vivenciadas durante cada uma das estações do ano, pediremos que alguns alunos façam mímicas para que os demais interpretem cada situação.

Materiais utilizados: caixa com imagens impressas.

5° Atividade: (linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática)

Neste momento vamos favorecer o jogo do faz-de-conta, estimulado pelo “mergulho” das crianças na narrativa da “historia da folhinha”, onde contaremos de forma dinâmica os acontecimentos do outono com uma linguagem infantil e divertida para favorecer a aprendizagem das crianças, após a contagem da historia vamos utilizar figuras de árvores frutíferas com seus respectivos nomes, e também imagens das folhas e frutos para que, os alunos façam a montagem das mesmas. Neste momento vamos separar as crianças em grupos, para que venham trabalhar de maneira conjunta e organizada. Cada criança ficará responsável por colar uma fruta ou folha.

Materiais utilizados: gravuras impressas em papel A3 colocadas em papelão.

AVALIAÇÃ0

A avaliação deverá ocorrer ao longo do desenvolvimento do projeto, levando em consideração tanto a participação e interesse das crianças, como a adequação das propostas levadas a elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com