TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Analise

Ensaios: Estrutura E Analise. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  5.438 Palavras (22 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

BELÉM – PARÁ

Abril/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Atividades Práticas Supervisionadas do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da UNIDERP Interativa, disciplina Matemática Aplicada, sob orientação da Prof. Me. Hugo David Santana e do Tutor Presencial Clayton Brasil Oliveira

ALUNOS:

• Cláudio José da Costa Pinheiro Junior – RA 397336

• Josene Ferreira Chaves Freitas – RA 365088

• Milene Moraes de Mendonça – RA 388372

• Paulo Expedito Nery Jardim – RA 385851

• Rioma Sarges Rebelo – RA: 370453

BELÉM – PARÁ

Abril/2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................................04

2. PROCEDIMENTO DA ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL...............................05

3. ANÁLISE VERTICAL NA DRE EM 2007 E 2008........................................................06

4. ANÁLISE VERTICAL DO BALANÇO PATRIMONIAL............................................07

5. ANÁLISE HORIZONTAL NA DRE EM 2007 E 2008..................................................09

6. ANÁLESE HORIZONTAL DO BALANÇO PATRIMONIAL....................................10

7. ANÁLISE DAS POSSÍVEIS CAUSAS DAS VARIAÇÕES..........................................12

8. QUADRO DE RESUMO DOS ÍNDECES......................................................................14

9. CÁLCULO RENTABILIDADE DO ATIVO PELO MÉTODO DUPONT....................19

10. MODELO STEPHEN KANITZ TERMÔMETRO DE INSOLVENCIA........................20

11. DETERMINAÇÃO DA NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO .............................22

12 RELATÓRIO GERAL SOBRE O EXAME DE SAÚDE ECONÔMICAFINANCEIRA E PATRIMONIAL...........................................................................................................25

13 CONCLUSÃO..................................................................................................................28

14 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................29

1. INTRODUÇÃO

A finalidade desse trabalho é organizar um parecer contábil das Indústrias Romi S.A., tendo como o objetivo principal da contabilidade, conforme sua Estrutura Básica, permitir ao grupo a avaliação da situação econômica financeira dessa entidade no sentido de fazer inferências sobre suas tendências futuras.

A análise financeira é uma ferramenta de estatística que auxilia o administrador às tomadas de decisões de financiamento, de capital de giro ou estratégia de curto prazo, revelando tendências de futuros eventos que determinarão a necessidade de aplicação de recursos em certos ativos, para isso o auxilio das ferramentas de análise vertical, análise horizontal e análise por índices, são de extrema importância no acudo das tomadas de decisões, tanto do Balanço patrimonial como também da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), que serão apresentados neste trabalho através de tabelas.

Na utilização das técnicas de Análise por índices, será possível ter uma visão transparente da entidade, onde através das Demonstrações Financeiras poderemos interpretar o endividamento, a rentabilidade, o fluxo de caixa, a lucratividade entre outros que abrangem informações financeiras. Assim entender tais análises ajudando a interpretar as variações encontradas entre períodos.

2. PROCEDIMENTO DA ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL

ANÁLISEVERTICAL:é também denominada de análise da estrutura, facilita a avaliação da estrutura das demonstrações financeira (Balanço Patrimonial e DRE) e a representatividade de cada conta em relação do total do ativo e passivo, bem como a participação de cada conta do Demonstrativo de resultado na formação do lucro ou prejuízo do período analisado.

Para se efetuar o calculo da análise vertical do Balanço Patrimonial podemos apurar o percentual relativo a cada item do Demonstrativo da seguinte forma:

O calculo da porcentagem é feito com relação a cada conta com o total do seu grupo; Desta forma, cada conta teria duas porcentagens, uma expressando o seu valor em relação ao total do Balanço Patrimonial e outra expressando o seu valor em relação ao total do grupo.

A análise vertical estende-se também as Demonstrações de Resultado, quando comparamos cada item do demonstrativo ao total da Receita Líquida de Vendas. O objetivo é eliminar possíveis distorções com deduções de impostos diretos ou abatimentos e devoluções com a interpretação e a análise dos valores.

ANÁLISE HORIZONTAL: parte da comparação do valor de cada item do demonstrativo, em cada período, com o valor correspondente em um determinado período anterior, considerando como base. O objetivo da análise horizontal e mostrar a evolução de cada conta ou grupo de contas, sendo esta considerada de forma isolada.

Complementa a Análise Vertical, que nos informa o aumento ou diminuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com