TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filofofia

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ALAIDES ARAÚJO DE LIMA

JACQUELINE DA SILVA ALMEIDA

WANDERSON BRAZ ROSA CARDOSO

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: REDENÇÃO, REPRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

Barra do Garças-MT

2016

ALAIDES ARAÚJO DE LIMA

JACQUELINE DA SILVA ALMEIDA

WANDERSON BRAZ ROSA CARDOSO

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: REDENÇÃO, REPRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Filosofia da Educação, no Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Professor: Dr° Odorico Ferreira Cardoso Neto.

Barra do Garças-MT

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE REDENÇÃO.............................................................4

3. EDUCAÇÃO COMO REPRODUÇÃO DA SOCIEDADE.........................................4

4. EDUCAÇÃO COMO TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE.................................6

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................7

REFERÊNCIAS............................................................................................................8


1. INTRODUÇÃO

A produção textual abordará o assunto sobre educação e sociedade, observando aspectos voltados para redenção, reprodução e transformação.

Para um bom desenvolvimento do trabalho, foram feitas profundas abordagens em temas relacionados à Educação e Sociedade Redenção, Educação como Reprodução da Sociedade, e Educação como Transformação da Sociedade, associando ás tendências filosófico-políticas para entender a educação que se erigiam ao longo do exercício pedagógico, além dos conhecimentos adquiridos com as disciplinas durante o semestre.

O objetivo dessa produção textual é a de desenvolver estudos que levem até o aluno uma compreensão, quanto à abordagem sobre a Educação e a Sociedade adotando os pressupostos filosóficos, procurando buscar sempre o sentido, os valores e os propósitos que os cercam.

As metodologias utilizadas para o desenvolvimento da produção textual intercorreu através dos debates e estudos realizados em grupo, leituras complementares e principalmente ás pesquisas bibliográficas realizadas em diversos sites.

2. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE REDENÇÃO

Qual o valor da educação, na e para a sociedade; que sentido pode ser dado à educação como um todo dentro da sociedade?

Existem três tendências filosóficas-politicas para compreender a educação que se constituem ao longo da pratica educacional, são elas educação com redenção; educação como reprodução e educação como meio de transformação social.

A educação como redenção concebe a sociedade um todo orgânico que deve ser mantido e restaurado pela educação, para melhor adaptação do individuo na sociedade, reforçando assim os laços sociais, conservando e consolidando suas crenças, seus conceitos e valores éticos.

À primeira vista, a concepção de educação referenciada parece ser pautada no desenvolvimento pleno do ser humano, quando a comissão pontua que a educação:

(...) deve ser encarada como uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes e aptidões, da sua capacidade de discernir e agir. Deve levar cada um a tomar consciência de si próprio e do meio ambiente que o rodeia, e a desempenhar o papel social que lhe cabe enquanto trabalhador e cidadão (DELORS, 2001, p. 18).

A educação como redenção ainda nos dias atuais é aplicada em escolas que tem em suas matrizes curriculares o ensino religioso, onde alguns educadores acreditam estarem contribuindo para a restituição social e restabelecimento da ordem moral.

3. EDUCAÇÃO COMO REPRODUÇÃO DA SOCIEDADE

Nesse aspecto a educação desenvolve seu papel dentro da sociedade sendo exclusiva ao seu serviço. A educação atua como uma máquina de reprodução do estado, transferindo para os alunos conceitos de conhecimento moral e ético, para que possam substituir seus familiares na sua ausência, como uma produção de reserva do estado, produzindo constantemente mão de obra qualificada para ocupar os mais variados cargos apresentados, os que possuem conhecimento vão ocupar um cargo de graunível elevado.

Saviani denomina a tendência reprodutora de teoria crítico-reprodutivista da educação, uma vez que aborda a educação a partir de seus determinantes, mas a vê somente como elemento destinado a reproduzir seus próprios condicionantes, sem agir ou propor ações à educação (p. 19-20). A educação reprodutora exibe como atua a educação dentro da sociedade e não como ela deve atuar.

Toda sociedade, necessita reproduzir-se em todos os seus aspectos; caso contrário, desaparece. Parafraseando Marx, Althusser nos diz que se "uma formação social não reproduz as condições de produção ao mesmo tempo em que produz, não conseguirá sobreviver um ano que seja" (p. 9). E, para que isso aconteça, tanto economistas marxistas como burgueses reconhecem "que não há produção possível sem que seja assegurada a reprodução das condições materiais da produção: a reprodução dos meios de produção" (p. 13).

A mão-de-obra deve-se reproduzir não somente do ponto de vista quantitativo (biológico), mas também qualitativo (cultural). Colocando-se necessária na formação profissional, nos diversos níveis e necessidades da divisão social do trabalho. Na proporção que os grupamentos humanos foram se tornando mais complicados, sendo em números, ou nas relações sociais, a preparação da força de trabalho, do ponto de vista qualitativo (reprodução cultural da força de trabalho), foi delegada a uma instituição social específica: a escola. Sendo assim a escola é um instrumento principal para a reprodução qualitativa da força de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com