TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Garamatica

Seminário: Garamatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  Seminário  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 3

Parecia uma miragem , mas o pescador africano Tomé Tavares, 59 anos, distinguiu no horizonte a silhueta de uma embarcação. Fazia 48 dias que o pescador africano Tomé Tavares, e o sobrinho do pescador africano Tomé Tavares, chamado Eusébio, de 23 anos, estavam a deriva no Oceano Atlântico, a bordo de um pequeno barco danificado (o nome do barco danificado que estava á deriva no Oceano Atlântico com o pescador africano Tomé Tavares e o sobrinho do pescador africano Tomé Tavares de nome Eusébio era Celina), alimentando-se de carne de peixe e tomando água da chuva. Quando o pescador africano Tomé Tavares distinguiu no horizonte a silhueta de uma embarcação o pescador africano Tomé Tavares reuniu as forças que restavam ao pescador africano Tomé Tavares, e o pescador africano Tomé Tavares deu um grito de socorro. 1º EXEMPLO: Joana não saiu ontem. Ela preferiu ficar em casa.

(o pronome ela nesse caso é o termo anafórico, pois está retomando ao substantivo Joana que já tinha sido mencionado anteriormente).

2º EXEMPLO: O homem é mortal. Essa é a verdade

Nesse caso o pronome essa retoma a ideia de que é o homem é mortal.

Isso é o que chamamos de anáfora, termo anafórico.

Acho que deu pra entender até aqui basicamente o que é termo anafórico e como aplica-lo em um texto. Mas na opinião de muitos estudiosos , a anáfora não é apenas um fenômeno entre outro em que ocorrem nos textos, para eles é o fenômeno que constitue os textos, garantindo sua coesão. sendo assim, todo texto seria, nesse sentindo uma espécie de grande tecido Anafórico.

Para ficar mais claro o quanto a é essencial o uso de termos anafóricos, eu vou ler um texto pra vocês onde não foram entregados nenhuma anáfora, vejamos como ficaria:

EXEMPLO TEXTO:

Parecia uma miragem , mas o pescador africano Tomé Tavares, 59 anos, distinguiu no horizonte a silhueta de uma embarcação. Fazia 48 dias que o pescador africano Tomé Tavares, e o sobrinho do pescador africano Tomé Tavares, chamado Eusébio, de 23 anos, estavam a deriva no Oceano Atlântico, a bordo de um pequeno barco danificado (o nome do barco danificado que estava á deriva no Oceano Atlântico com o pescador africano Tomé Tavares e o sobrinho do pescador africano Tomé Tavares de nome Eusébio era Celina), alimentando-se de carne de peixe e tomando água da chuva. Quando o pescador africano Tomé Tavares distinguiu no horizonte a silhueta de uma embarcação o pescador africano Tomé Tavares reuniu as forças que restavam ao pescador africano Tomé Tavares, e o pescador africano Tomé Tavares deu um grito de socorro.

São Anafóricos:

Pronomes demonstrativos como: ENTÃOEE ESTE, ESSE, AQUELE

O "ESTE" Anafórico só se usa, em oposição a "AQUELE", isto é, quando se deseja retomar a dois termos já utilizados.

vejamos o exemplo:

João e José chegaram juntos, ESTE veio de carro e, AQUELE, andando. Joaquim chegou muito tempo depois. ESSE não de sabe como veio.

Pronomes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com